Aesp comemora 7 anos de atividades com outorga da medalha Ordem do Mérito Acadêmico

4 de julho de 2018 - 15:39 # # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou nesta quarta-feira (04), solenidade comemorativa ao 7º aniversário de fundação do Órgão. O evento, que ocorre anualmente, marcou a entrega da medalha “Ordem do Mérito Acadêmico”, comenda que homenageia as pessoas que se destacaram pela notoriedade do seu saber, relevantes serviços prestados à coletividade, e exemplo de dedicação ao serviço público cearense, além de contribuir para o cumprimento da missão da Aesp, que é formar e capacitar os profissionais de segurança pública do Estado.

“Todos os condecorados tiveram um papel importante no contexto geral de crescimento do ensino, da capacitação, da qualificação dos profissionais de segurança pública do Ceará. Então, conferir a Medalha Ordem do Mérito Acadêmico é exatamente reconhecer as pessoas que colaboram, ajudam e incentivam a Academia Estadual de Segurança Pública”, explicou o diretor da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior.

De acordo com o diretor da Instituição de ensino, a data festiva também é uma oportunidade de avaliar o desempenho da Academia. “Estamos fazendo 7 anos e a gente só percebe o quanto estamos seguindo no caminho de crescimento dessa instituição – única no país. Sabemos que ainda temos que melhorar bastante, mas com o apoio de todas as vinculadas, da sociedade civil, da comunidade acadêmica e com a interação dos alunos que por aqui passam, nós estamos construindo o futuro, e continuaremos crescendo sempre, porque o conhecimento não comporta confinamentos, precisamos evoluir e aqui é o lugar certo para fazermos isso”, pontuou Juarez.

Entre os agraciados estava o secretário-chefe do gabinete do governador, Élcio Batista. Ele que já foi secretário-executivo da Aesp, entre os anos de 2011 e 2012 e tem grande identificação com a área da educação, destacou o papel fundamental da Aesp no processo de integração das forças de segurança. “O Estado do Ceará dentre todos os estados da Federação é aquele que conseguiu criar uma Academia integrada de segurança pública e fazê-la funcionar… Em muitos lugares do Brasil se tentou fazer a mesma coisa, e em alguns lugares simplesmente malogrou, ou seja, não deu certo e em outros eles têm uma dificuldade enorme… E aqui no Ceará, eu acho que a gente tem um diferencial, temos comandantes, pessoas que estão à frente das corporações que entendem esse papel da integração, que sabem que é preciso colaborar senão, não vamos encontrar o resultado que esperamos”, declarou o sociólogo que, também ressaltou a importância da integração na busca da paz social. “Foi por isso que no início da nossa gestão, o governador Camilo Santana criou o pacto pelo o Ceará pacífico… É um pacto, precisamos pactuar! Então esse desafio, que foi posto aqui pela Academia lá no seu início, é o desafio de todos os dias, é o desafio que a gente precisa continuar por cada dia, por cada minuto, por cada segundo, por cada mês, por cada ano!, pontuou Élcio.

Outras 14 pessoas também foram homenageadas: Camilo Santana (governador do Estado); Janaína Farias (assessora especial do Governador); André Santos Costa (secretário da SSPDS); Alexandre Ávila de Vasconcelos (secretário-adjunto da SSPDS); coronel Ronaldo Mota Viana (comandante-geral da PMCE); coronel Heraldo Maia Pacheco (comandante-geral do CBMCE); Everardo Lima da Silva (delegado geral da PCCE); Ricardo Antonio Macêdo Lima (perito geral da Pefoce); Nartan da Costa Andrade (secretário executivo da Aesp); coronel Manuel Ozair Santos Junior (coordenador de Apoio Logístico da PMCE); professor César Barreira; coronel John Roosevelt Rogério de Alencar; coronel José Herlínio Dutra e a escrivã de Polícia Civil, Carolina Braga da Silva.

Sobre a Aesp
Inaugurada em 18 de maio de 2011, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) foi concebida com a missão de formar e capacitar todos os profissionais que integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, incluindo: Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Atualmente, aproximadamente 650 novos profissionais de segurança estão em formação na Aesp.