Aesp forma bombeiros especialistas em resgate e atendimento pré-hospitalar

25 de junho de 2018 - 17:53 # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou nesta segunda-feira (25), a capacitação de mais uma turma do Curso de Resgate e Atendimento Pré-Hospitalar (CESE-PH). A capacitação objetiva habilitar os profissionais de segurança pública para agirem em situações de emergência, onde seja necessário aplicar os conhecimentos e procedimentos de avaliação, abordagem e identificação de problemas que comprometam a vida.

Sob a coordenação do Núcleo de Resgate e Emergência Pré-Hospitalar (NREPH) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), os 34 alunos que concluíram o curso, puderam no período de nove semanas, por em prática todo o conteúdos adquirido durante as instruções de anatomia e fisiologia humana; atendimento pré-hospitalar; resgate veicular; busca e resgate de vítimas; APH em vítima de afogamento; educação física, direitos humanos, ética e cidadania; entre outros conhecimentos, que colaboraram para o desenvolvimento técnico dos novos resgatístas do Estado do Ceará.

Para o comandante do Núcleo de Resgate e Emergência do CBMCE, tenente-coronel BM Albert Einstein Lima Arruda, esse curso irá proporcionar a sociedade profissionais mais preparados para o atendimento e o socorro pré-hospitalar. “O militar que se forma nessa área, vai estar apto a trabalhar nas viaturas de resgate do Corpo de Bombeiros, porque existe uma portaria do Ministério da Saúde que ela dita como deve ser a formação… Nessa turma 10 são do resgate e os outros 24 todos são guarda vidas, são do combate ao incêndio, são do salvamento ou do interior do Estado e isso melhora a qualidade do atendimento da população cearense”, aponta o oficial.

Segundo o aluno Stephenson de Paiva Saraiva, lotado na 1ª SB da 1ª GB – Quartel Central, esse treinamento possibilitou um ganho profissional em termos de conhecimento, e pessoal, no que diz respeito a salvar vidas. “Tivemos bastante possibilidades de treinamento para nos enriquecer profissionalmente e melhorar cada dia mais o atendimento ao público e a população cearense… Eu acho que dentro dos Bombeiros esse é um curso obrigatório que todos devem ter, esse treinamento de salvar vidas”, finaliza o discente.