Profissionais de segurança pública participam de Curso de local de crime

24 de maio de 2018 - 08:36 # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

 

Policiais civis e militares, bombeiros militares, guardas municipais e profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participaram esta semana de Curso de local de crime, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A capacitação teve uma carga horária de 16 horas/ aulas e capacitou os agentes para atuarem de forma integrada em local de crime, visando a repressão da criminalidade violenta e a elucidação de fatos delituosos.

“O objetivo é possibilitar aos profissionais da Segurança Pública a expertise para quando eles estiveram nos locais dos eventos ocorridos durante o serviço, no dia a dia da nossa população, saberem quais medidas devem tomar, como devem se portar, para que a investigação possa fluir no seu canal de linha, sem nenhuma interferência”, explicou o coordenador do curso, coronel PM Manuel Ozair Santos Júnior.

As instruções ocorreram na sede da Aesp, nos dias 22 e 23 de maio, e abordou três núcleos de conhecimento – Um geral, ministrado a todos os discentes; um específico para os policiais civis, com ênfase na investigação em local de crime e outro voltado para policiais militares, guardas municipais, bombeiros militares e profissionais do Samu, com foco na preservação e isolamento de local de crime. A padronização de procedimentos e técnicas de isolamento e preservação do local de crime, a formalização de informações por meio de relatório e relacionamento com a mídia, também foram trabalhados durante a capacitação.