Aesp forma IV turma do Curso de Operações Táticas Rurais
22 de dezembro de 2017 - 16:28
Após 40 dias de intenso treinamento, um grupo de 28 profissionais da segurança pública, formado por policiais militares do Ceará e Policiais Rodoviários Federais concluiu, nesta sexta-feira (22), o IV Curso de Operações Táticas Rurais (Cotar/2017). A capacitação foi realizada pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), sob a coordenação do Núcleo da 5ª companhia/ Cotar do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará, e treinou os agentes para o atendimento de ocorrências em área rurais e regiões inóspitas, habilitando-os para compor o efeito do Comando Tático Rural (Cotar), unidade responsável pelo combate a crimes de alta complexidade fora dos limites da Capital, atuando principalmente em ocorrências de assaltos a banco e a carro-forte no Interior do Estado.
Presente na solenidade de encerramento, o Comandante do Policiamento Especializado (CPE), Coronel Antônio Aginaldo de Oliveira, destacou a importância do perfil dos profissionais e da qualificação que tiveram durante o curso. “Só se submete a um treinamento como esse quem é determinado, corajoso, abnegado e tem muita determinação. Preparamos os melhores guerreiros de caatinga do Brasil. Acompanhamos outros cursos de operação da caatinga e não deixamos nada a desejar a nenhuma outra unidade do Brasil que tem esse tipo de treinamento, são aos mesmos moldes. Então, temos a certeza que estamos entre os melhores guerreiros de caatinga do Brasil”, apontou o oficial.
Além do conhecimento teórico, o treinamento, de 274 horas/aula, também focou na instrução prática de abordagem; armamento, munição e tiro; atendimento pré-hospitalar; identificação e noções de material explosivo; instrução tática individual; noções de combate em ambiente confinados e tomada de cela; noções de gerenciamento de crises; ofidismo; operações em plano vertical e montanhismo; operações ribeirinhas; procedimento de patrulha rural; técnicas de imobilizações policiais e utilização de algema; instrumento de menor potencial ofensivo e sobrevivência em ambiente de caatinga.
A solenidade contou com a participação do diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior; do secretário executivo, Nartan Andrade; da coordenadora de Ensino de Instrução, Roberta Barbosa Monteiro; do comandante do BPChoque, tenente-coronel Cícero Henrique Bezerra Lopes; do Comandante do CPE, Antonio Aginaldo de Oliveira; além de docentes, discentes e familiares dos concludentes.
O término do curso foi marcado pela emoção dos profissionais ao receber o brevê da qualificação e ao proferir a oração do guerreiro de caatinga, símbolos do grau de aperfeiçoamento destes policiais.
Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)