Policiais civis são capacitados para atuar na investigação de crimes cibernéticos

5 de dezembro de 2017 - 13:48


Com o intuito de capacitar os policiais civis cearenses para o enfrentamento de crimes cometidos através da internet, a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) realiza até o próximo dia 13, a primeira turma do Curso de Investigação de Crimes Cibernéticos.

O treinamento, de 32 horas/aula, aborda desde os elementos essenciais à investigação no ambiente virtual, passando por técnicas de rastreio e preservação de dados, até os procedimentos de requisições de informação e representações judiciais para quebra de sigilo de dados, e como analisar os resultados obtidos.

“A cada dia a sociedade está evoluindo mais para o caminho do mundo digital… Os crimes que já existiam, começam a migrar para usar a tecnologia cibernética, como também crimes que não existiam começaram a aparecer, como por exemplo, o sequestro de dados, que é uma coisa nova, e a Policia tem que se atualizar para conseguir combater isso, e não ficar pra trás”, explicou o professor e delegado do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Ceará, Julius Caesar Rocha Bernardo.

Para o delegado Pedro Viana de Lima Júnior, que é aluno do curso, este treinamento é fundamental para que a PCCE atue com eficácia no combate a crimes dessa natureza. “É algo que chega muito às nossas delegacias e nos nossos distritos e sem dúvida alguma esse aprendizado trazido pela Aesp, irá contribuir bastante com a Polícia Civil… Sem dúvida a segurança e, especialmente a sociedade, tem muito a ganhar, que é quem nos procura nas delegacias e a gente tem que está ali preparado para poder dar a resposta a contento”, pontuou Pedro.

Ao todo, 22 profissionais, incluindo delegados, inspetores e escrivães, participam da qualificação.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)