Aesp capacita nova turma de policiais militares para atuar no policiamento montado
1 de dezembro de 2017 - 16:34
Mais uma turma de 14 policiais militares está habilitada para atuar no policiamento ostensivo montado no território cearense. O treinamento, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), ocorreu durante o mês de novembro e teve uma carga-horária de 260 horas/ aula.
Entre aulas teóricas e práticas, os alunos aprenderam sobre didática equestre; técnica de policiamento montado; instrução de equitação; controle de distúrbios civis a cavalo; ordem unida a cavalo; instrução do cavaleiro; iniciação e adestramento do cavalo policial militar; higiene e profilaxia; segurança a cavalo e tiro policial montado.
O comandante do policiamento especializado, coronel Aginaldo de Oliveira, destacou a importância da especialização para a corporação. “Esse é um momento muito importante, a formação de um policial militar seja em que área for é fundamental, ele (policial) se capacita para a sociedade, não é para ele, mas é para oferecer o melhor serviço para as pessoas e esse curso que está encerrando é um dos mais importantes dentro do processo de policiamento para a segurança pública de um Estado… Um homem montado em um cavalo, sabendo conduzir bem aquele animal, ele consegue se fazer presente em determinadas áreas, conter turbas… o cavalo é usado taticamente para vários tipos de atividades, seja em grandes eventos, seja no controle de distúrbios civis”, pontuou Aginaldo.
A solenidade de formatura do curso de policiamento montado foi realizada nesta sexta-feira (01), na sede da Aesp e contou com a participação dos formandos, familiares e profissionais de segurança pública.
Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)