PMs participam de treinamento de identificação veicular para combater fraudes em veículos
20 de outubro de 2017 - 15:16
Normal
0
21
false
false
false
PT-BR
X-NONE
X-NONE
Os alunos da segunda turma do Curso de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (CPTUR), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), participaram de treinamento prático de identificação veicular.
A atividade aconteceu no posto de fiscalização fixa do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), em Aquiraz, sob a coordenação do Major Alexandre Maciel Holanda, e objetivou capacitar tecnicamente, os policiais militares para detectar adulterações e irregularidades em veículos. ?Aqui nós distribuímos os alunos em equipes, e eles ficam com a missão de abordar os veículos e buscar os itens de identificação. Então, cada equipe vai ter que encontrar a numeração no motor do veículo, o número de identificação veicular, que a gente costuma chamar de chassi. Outra situação que eles têm que averiguar é se o documento do condutor, a habilitação e o documento do veículo são verdadeiros, então isso tudo faz parte da disciplina?, explicou o oficial.
De acordo com o major Holanda, este tipo de conhecimento é essencial para o combate e a repressão de crimes de fraude, clonagem e roubo de veículos. ?Vários alunos já entraram em contato com a gente depois do curso agradecendo a instrução que foi dada, porque conseguiram colocar em prática e conseguiram recuperar veículos com queixa de roubo, então esse é um conhecimento que serve não só para quem trabalha com trânsito, para policiais militares de outras companhias, também?, pontuou o subcomandante do BPRE.
A disciplina de identificação veicular possui uma carga horária de 16 horas/ aulas e além das aulas práticas, também trabalha a legislação como as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran); Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e o Código Penal Brasileiro (CPB).
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}