Aesp forma mais uma turma de policias para atuar no controle de distúrbios civis
4 de outubro de 2017 - 17:23
Depois de 30 dias de treinamento intensivo, um grupo de 18 policiais militares concluiu com êxito a 9ª edição do Curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC) da Polícia Militar do Ceará e agora estão prontos para atuar na Companhia CDC.
De acordo com o subcomandante do BPChoque, tenente-coronel Luiz Martins Monte Pereira, a Companhia é uma subunidade do Batalhão de Policiamento de Choque e tem a responsabilidade de restabelecer a ordem em situações que envolvam tumultos, controle de multidões e gerenciamento de crise, atuando principalmente em praças desportivas, estádios, manifestações em público e outros grandes eventos. O oficial conta que foi um dos precursores desta doutrina na corporação. “Em 1998, eu fui a São Paulo para trazer a doutrina de Distúrbios Civis aqui para o nosso Estado. Eu era o único integrante do Estado e voltando, começamos a formular e ter a ideia de trazer esse treinamento para a Polícia Militar do Ceará… Então, hoje nós temos uma Companhia bem treinada, bem equipada, bem profissional operando”, destacou o oficial.
Com uma carga horária de 254 horas/ aulas, o curso abordou instruções teóricas e práticas que iam desde direitos humanos; ética; cidadania até instruções de procedimento de reintegração de posse;procedimentos em eventos e estabelecimentos prisionais; operações com dispositivos elétricos incapacitantes; instrumentos de menor potencial ofensivo e gerenciamento de crises. “É um treinamento que é duro, e o dia a dia do guerreiro de Distúrbios Civis é sempre pesada, porque ele está sempre equipado, com a caneleira que aperta a perna, uma capa tática que ajuste seu corpo, um escudo que tem mais ou menos 9kg, um bastão policial, um capacete, uma viseira…”, pontuou coronel Martins.
A solenidade de encerramento do curso ocorreu na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e reuniu formandos, familiares e diversos profissionais de segurança pública cearense. O ponto alto da comemoração aconteceu quando os concludentes do curso realizaram uma demonstração prática dos tipos de formação de controle de distúrbios civis, apresentando algumas das técnicas e táticas aprendidas durante a capacitação.
Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)