PMs participam do I Curso de Caçador Policial
4 de outubro de 2017 - 16:30
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com o Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar do Ceará, começou hoje (04), o I Curso de Caçador Policial. A capacitação irá habilitar seus participantes para ser um combatente perito no tiro com armas longas, nos procedimentos táticos individuais e na tática dos pequenos escalões para apoio às patrulhas do Comando Tático Rural (Cotar).
Esta é a primeira edição do Curso de Caçador Policial e conta com a participação de 32 discentes, incluindo policiais militares dos estados do Ceará, Piauí, Bahia e Rio de Janeiro, além de militares do exército e policiais federais de Brasília e Recife. “Temos vários Estados aqui representados, temos participantes de várias instituições, 95% do Curso Caçador é um curso técnico, e que depende bastante dos conhecimentos e da vontade de aprender e empreender do aluno”, explicou o comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Antônio Aginaldo de Oliveira.
A aula inaugural do curso foi marcada pela palestra “O caçador como uma arma eficiente contra o novo cangaço”, ministrada pelo chefe da equipe de Atirador de Precisão do Gate da Polícia Militar da Paraíba, capitão Laio Giordanni Evangelista Melo. “Essa doutrina que eu vou repassar é cada vez mais importante no enfrentamento dessa nova modalidade criminosa e eu vim compartilhar um pouco da nossa experiência e desenvolver o máximo de habilidades, experiências e oportunidades para esse enfrentamento dessa modalidade que tanto incomoda as instituições de segurança”, declarou o oficial.
O treinamento, de 218 horas/ aulas, é intensivo e prevê instruções de diversas áreas de conhecimentos como, orientação e navegação; inteligência policial; primeiros socorros; camuflagem; comunicações; instrumentos ópticos; munições; fundamentos de tiro; avaliação de distancia; pista de pistola e fuzil; rastreamento e contra rastreamento; caçador, observador e o controlador; caçada urbana; sistema de caçada e técnica de tiro em situações especiais como: tiro sob stress, tiro em alvo móvel , tiro de longa distância, tiro através de obstáculos e tiro noturno.
Esteve presente na solenidade de abertura do curso o secretário executivo da Aesp, Nartan Andrade; o superintendente regional da Polícia Federal no Ceará, delegado Delano Cerqueira Bunn; o comandante do Batalhão de Policiamento de Choque (Bpchoque), tenente-coronel Cícero Henrique Bezerra Lopes; a coordenadora de ensino e instrução da Academia, tenente-coronel BM Roberta Barbosa Monteiro e o orientador da célula de formação continuada da Aesp, Demóstenes Rolim Cartaxo.
Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)