Aesp qualifica militares para segurança de autoridades e dignitários
2 de outubro de 2017 - 18:28
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Casa Militar do Governo do Estado do Ceará, promoveu nesta segunda-feira (02), a aula inaugural do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG – Turma II) que, qualificará 33 policiais militares do Ceará e dois policiais da Casa Militar do Estado do Maranhão, para atuar de forma eficaz e eficiente, na proteção de autoridades governamentais e dignitários nacionais e internacionais.
De acordo com o secretário chefe da Casa Militar do Ceará, coronel PM Túlio Studart, o curso habilitará estes profissionais para prestarem uma segurança direcionada para as autoridades governamentais e de outros Estado. “Nosso Estado comumente é muito visitado por autoridades estrangeiras, presidentes, chefes de nações e de Estado, governadores, ministros e embaixadores. Então, nesse momento a importância desse curso faz valia principalmente para atender essas demandas que são trazidas até a Casa Militar, não só a Casa Militar, como aos outros poderes para prestar um melhor serviço à segurança dessas autoridades”. Ainda segundo Studart a confiabilidade das informações e a ética são alguns dos requisitos exigidos para o militar que irá atuar nesse segmento. “Ele precisa ser a pessoa mais discreta. Ele não pode chamar atenção, ele não pode ficar atrás da autoridade. E ter principalmente fidelidade, ser fiel aquela autoridade, tem que ter confiabilidade das informações, mas crucialmente precisa ter ética”, aponta o secretário chefe da Casa Militar.
Durante três semanas, os militares terão aulas teóricas e práticas de ética, cidadania e direitos humanos; noções de defesa pessoal; noções de prevenção e controle de incêndio; socorro e urgência; planejamento e gestão de risco estratégico; ações para proteção de autoridades governamentais; tiro aplicado à segurança de dignitários; noções de direção defensiva e evasiva; noções de bombas e explosivos; noções de salvamento aquático / nós e amarrações; educação física; noções de inteligência e ajudância de ordens cerimonial e protocolo.
A aula inaugural foi ministrada pelo coronel PM, Francisco Erivaldo Gomes de Araújo que apresentou um resgate histórico e cronológico sobre a segurança governamental. Estiveram presentes ao evento o secretário executivo da Aesp, Nartan Andrade; o secretário chefe da casa militar do Ceará, coronel Túlio Studart, o secretário executivo da Polícia Militar do Ceará, coronel Vandesvaldo de Carvalho Moura; o coronel Francisco Teogenes Freitas Hortêncio da Controladoria Geral de Disicplina (CGD); o assistente militar do Tribunal de Justiça, tenente-coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula; o promotor de justiça Régio Lima Vasconcelos e a coordenadora de ensino e instrução da Academia, Roberta Barbosa Monteiro.
Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)