Militares participam de palestra sobre a Rabdomiólise, suplementação e esforço físico
2 de outubro de 2017 - 17:19
A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) sediou nesta segunda-feira (02), a palestra “Rabdomiólise, suplementação e esforço físico”. O evento foi promovido pelo Comando Tático Rural (Cotar) do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) da PMCE para os profissionais de segurança que irão participar do Curso de Caçador Policial com o intuito de orientá-los sobre os riscos e as formas de prevenção da síndrome, que se caracteriza pelos danos à musculatura esquelética com liberação do conteúdo das células musculares na corrente sanguínea. Processo grave que pode afetar os rins e em casos extremos, pode levar à morte.
De acordo com a palestrante, Mestra em Educação e Gestão Desportiva, tenente EB Tércia Ferreira Figueiredo há uma forte relação entre a rabdomiólise e a atividade intensa e prolongada. “A rabdomiólise ocorre por meio de todo um processo… por excesso de calor, esforço físico muito intenso, a má orientação na alimentação, na bebida, no descanso e, principalmente, no meio militar”, explicou a oficial, que também ressalta a importância da temática ser debatida dentro das corporações militares. “Essa palestra nesses cursos militares é totalmente necessária logo no início do curso para verificar se o militar realmente está preparado fisicamente, psicologicamente e bem instruído para que não possa acontecer o óbito no treinamento dele e no sonho de se tornar um caçador”, pontuou Tércia.
O evento também contou com a participação das nutricionistas Erika Nunes e capitã EB Andréa Franco, que orientou o corpo discente do curso sobre a necessidade de hidratação durante as atividades físicas e os efeitos positivos da suplementação quando feito com um acompanhamento profissional, de um médico ou de um nutricionista.
Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)