Alunos do curso de formação de soldados raspam a cabeça em homenagem à criança com câncer

22 de setembro de 2017 - 19:06

A surpresa aconteceu quando o tenente Werther Braga Nogueira entrou na sala de aula e viu todos os seus alunos com a cabeça raspada. O militar é monitor do grupo 35 do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCPPM – Turma 2), lotado no Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) e tinha compartilhado com os jovens a luta que seu filho de 10 anos está enfrentando contra um câncer do tipo linfoma não-Hodgkin.

Solidários com a situação, os 30 alunos tomaram a iniciativa de passar a máquina no cabelo e o rasparam no zero, com o intuito de dar forças ao garotinho. “Há algum tempo a gente vem acompanhando a luta do tenente e do filho, e um dia do nada ele (tenente) apareceu com o cabelo cortado e o grupo soube que foi uma homenagem ao Werther Filho… Daí o grupo 35 se solidarizou e essa foi uma forma que o grupo fez para dar força a esse guerreiro, e na verdade é ele quem nos dá força, porque apesar da sua pouca idade ele já é um guerreiro, um herói”, declarou o aluno Dantas Júnior.

Rosa Braga, mãe do pequeno Werther Filho, explica que a doença foi diagnosticada recentemente, há cerca de 3 meses e que ele ainda está se acostumando com a situação e os efeitos do tratamento de quimioterapia. “Pra ele é difícil, eu sabia que ia ser difícil, pois ele é muito vaidoso com o cabelo, quando a médica falou que podia cair o cabelo e quando eu vi caindo foi um abalo muito grande e agora com a atitude dos alunos eu estou esperando, que ele aceite melhor”, declarou Rosa.

O ato de solidariedade também contagiou outros policiais do Batalhão. “Senti uma emoção nunca experimentada, não sei explicar. Como comandante desse grupo, não poderia deixar de acompanhá-los nessa corrente do bem, vamos elevar nossas orações a essa causa. Diante dessa grandeza e ao sentimento em mim despertado, agradeço aos candidatos pela emoção que me proporcionaram”, declarou o comandante do BPRE, tenente-coronel Ronaldo Silva que, também aderiu ao novo corte de cabelo.

Para o tenente Werther o gesto dos alunos veio como um alento e trouxe mais forças ainda para enfrentar essa batalha. “Eles programaram tudo espontaneamente e disseram que iriam fazer essa confraternização, iriam fazer alguns vídeos e tudo surpresa… E eu simplesmente fiquei maravilhado com a atitude desses meninos homens, que para mim são considerados meus filhos, meus irmãos. Isso não só fortaleceu, como engrandeceu o meu espírito cada vez mais para combater o que possa vir pela frente”, relatou emocionado.

Além de rasparem os cabelos, os alunos resolveram convidar a criança para uma confraternização no BPRE e presenteá-lo com brinquedos e muita festa. Até uma Charlie Mike, aquelas canções militares ritmadas, eles compuseram para o jovem guerreiro. “Estou aqui vibrando com muita esperança e pra finalizar Deus abençoe essa criança”, dizia a canção.

Fotos: Anny Almeida (Ascom Aesp)