Aesp participa do 23º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância

21 de setembro de 2017 - 15:44

A orientadora da Célula de Ensino a Distância da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), perita criminal Regina Piccolo e o administrador do sistema EaD/Aesp,  soldado PM Antônio Araújo, participam esta semana do 23º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância, que ocorre, do período de 17 e 21 de setembro, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.

Com o tema "Metodologias Ativas e Tecnologias Aplicadas à Educação", o evento reúne pesquisadores, educadores, gestores e especialistas em EaD, do Brasil e de outros países, para compartilhar conhecimentos, trabalhos científicos e experiências inovadoras nesta modalidade de ensino de diferentes áreas de atuação.

Segundo Regina Piccolo, a tecnologia é uma grande aliada da educação hoje, e a presença da equipe da Cedis/Aesp neste importante evento internacional é uma oportunidade de qualificar e fortalecer as ações promovidas pela Célula de Ensino a Distância da Academia. “A necessidade de mudança dos atores pedagógicos é vital nesse novo contexto, ratificando a preocupação da AESP, de ter em seus quadros, profissionais ainda mais treinados e capacitados, afinal são esses que fazem o tripé – aluno, professor e material didático – norteadores do processo ensino aprendizado. A frase mais ouvida no congresso foi "aprender a aprender”. Devemos repensar conceitos para construção da educação e oferecer o melhor para o outro, o nosso conhecimento”, ressaltou a perita.

O Ensino a Distância na Aesp

Desde 2011, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), realiza cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Somente em 2016, cerca de 980 profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar, Perícia Forense e do Corpo de Bombeiros Militar participaram de cursos de aperfeiçoamento e habilitação por meio do sistema EaD/Aesp. Além disso, outras 7.667 pessoas participaram dos cursos promovidos pela Rede EAD/SENASP, a qual a AESP atua de forma subsidiária.