Alunos do Curso de Formação de Soldados da PM treinam técnicas de Defesa Pessoal

7 de janeiro de 2016 - 15:49

Esta semana, os alunos da quinta turma do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças da Polícia Militar do Ceará (CFPCP/PMCE) iniciaram o treinamento de Defesa Pessoal. A disciplina repassa conhecimentos e técnicas de uso legal da força por meio de práticas das artes marciais, preparando os futuros profissionais de segurança pública para utilizar métodos não letais de defesa, controle e imobilização, segundo o prin¬cípio da proporcionalidade, garantindo assim a integridade física pessoal e do agressor.

De acordo com o instrutor da disciplina, Subtenente PM Aberlado Pires Ferreira, que é graduado em artes marciais, inicialmente os alunos aprendem sobre o uso da legalidade da força e sobre a conduta profissional, para posteriormente executar treinamentos de queda, amortecimento, rolamento e outras técnicas. “O futuro policial vai utilizar esse aprendizado diariamente no teatro operacional. E a defesa pessoal será empregada para salvaguardar a vida do policial, do parceiro e da sociedade contra a injusta agressão”. Ele explica que a defesa pessoal policial é aplicada dentro de outras artes marciais, utilizando o corpo como instrumento de trabalho. “Nós fazemos uma adequação das artes marciais às técnicas policiais, a verbalização é o primeiro passo para a abordagem, se preciso uma imobilização e condução dentro da legalidade nos paramentos da lei. Assim, o aluno passa a ter um olhar mais critico e aguçado, chegando até a se antecipar e perceber uma eminente agressão. Estando com condicionamento físico e mente preparada, o policial vai fazer o diferencial”, conclui.

Com uma carga horária total de 60 horas/aula, a disciplina aborda diversos temas como: legislação e uso seletivo da força; a utilização da arma de fogo; legítima defesa; pontos vitais, tipos de queda, projeções e rolamentos com e sem armas; levantada tática; defesa de socos, chutes; tipos de empunhaduras; princípios de abordagem policial; busca pessoal; fundamentos técnicos para o manejo de tonfa, bastão tático e kubotan, proporcionando conhecimento teórico, técnico e tático.

Para o aluno do grupo 4, Cleiton Viana Chaves, que já atua na área de segurança como guarda municipal, essa disciplina veio complementar um conhecimento adquirido anteriormente, e será fundamental para seu trabalho na PM.”Pretendo absorver todos os conhecimentos passados para quando for preciso, eu saber executar  com precisão e segurança, prestando um serviço de qualidade para a sociedade”, enfatizou.
As aulas de defesa pessoal são ministradas todas às segundas, quartas e sextas-feiras até o final de fevereiro.