Futuros oficiais da PM são treinados por equipe do RAIO

3 de setembro de 2015 - 17:15

Na manhã desta quinta-feira (03), os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais da Polícia Militar do Ceará (CFPCO/PM), realizaram no pátio interno da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), instrução prática de Policiamento de Moto Patrulhamento.

A disciplina visa apresentar uma abordagem geral do processo de policiamento ostensivo motorizado com duas rodas desde sua operacionalização, doutrinas, aspectos táticos e práticos de pilotagem servindo de referencial tanto para quem fará o policiamento propriamente dito, como a coordenação das ações de policiamento com motos.

De acordo com o instrutor, Tenente PM Antonio Freitas de Oliveira Júnior, que faz parte do grupamento Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO) esse conhecimento é essencial para os policiais que integrarão o oficialato da PM. “O grupamento especializado nesse tipo de policiamento é o Batalhão do Raio, mas o oficial na sua atuação de fiscalização tem que entender como funciona o policiamento com motocicletas, suas vantagens, limitações e peculiaridades, para que possam atuar em conjunto com o Raio”, explicou.

A disciplina possui 54 horas/ aulas e contempla em seu conteúdo programático aspectos gerais sobre o policiamento com motos; histórico do raio, inspeção; condutas; abordagem; escoltas; patrulhamento; operações de busca e perseguição em áreas de difícil acesso;  atuação externa nas praças desportivas;  comunicação via rádio; montar e desmontar uma motocicleta de forma padronizada ; manobras em espaços reduzidos;  a pilotagem de emergência, alta velocidade e off-road.

Para a aluna do grupo 2, Katharyne de Souza, além de proporcionar a melhoria na prestação de serviços oferecidos à população, a instrução prática com motocicletas é uma forma de reciclar os conhecimentos dos alunos habilitados. “A instrução de moto patrulhamento esta sendo muito interessante, principalmente pra gente que tem pouco contato com a moto. Hoje em especial, estamos aprendendo a forma correta de montar em uma moto e como estacionar. Em breve,  passaremos para níveis mais elevados que vai ser perseguição e outros tipos de atividade. Hoje o Raio só tem uma mulher que é subtenente na corporação, se precisar estou pronta para atuar e servir com meus conhecimentos.”, enfatizou.