Futuros oficiais da Polícia Militar realizam treinamento com espadas

10 de julho de 2015 - 14:36

Nesta sexta-feira (10), os alunos Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais da Polícia Militar do Ceará (CFPCO/PMCE) realizaram no pátio interno da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), exercícios práticos voltados para o manuseio e movimentos com espadas.

O treinamento faz parte da disciplina de Ordem Unida II, que tem o objetivo de padronizar os procedimentos e a execução sincronizada dos movimentos militares, individuais e coletivos (com e sem armas), trabalhando a disciplina, a hierarquia e os valores empregado pela corporação.

Na ocasião, os discentes puderam se familiarizar com o uso da espada, símbolo material que representa os princípios e valores da carreira do Oficial. Foram executadas atividades utilizando a espada, que priorizavam a execução rápida e sincronizada de comandos, tais como: posição de sentido, descansar, desembainhar-espada, ombro-arma, descansar-arma, apresentar-arma, arma suspensa, embainhar-arma entre outros.

De acordo com o instrutor da disciplina, Tenente da Polícia Militar do Ceará, Diego Barcelos, esse tipo de instrução faz com que os futuros oficiais, assimilem os procedimentos corretos quanto ao deslocamento e a utilização de armas, como o fuzil e principalmente a espada. “A ordem unida gera uma grande coesão do grupo, o que é fundamental para a conduta do profissional. Além de trabalhar sua voz de comando, o espírito de coletividade e de corpo, que é extremamente importante para as atividades do policial militar. No treinamento com a espada, que é a arma símbolo dos oficiais PM e BM, estão sendo repassados movimentos que serão utilizados durante toda sua vida militar, inclusive na formatura deles”, enfatizou.

A ordem unida é a forma mais elementar de iniciação do militar na prática do comando, além de ser uma excelente oportunidade para revelar e desenvolver qualidades de liderança dos futuros oficiais, por este motivo estará presente durante toda formação do CFPCOPM, sendo dividido em três disciplinas: Ordem Unida I, II e III. Atualmente, os alunos estão cursando a disciplina II, que possui 36 horas aulas e contempla conteúdos como a execução prática de movimentos a pé firme, instruções, posições e deslocamentos coletivas e individuais com armas e espadas.

Para o aspirante a oficial, Mikael Carvalho, aluno do grupo 6 do CFPCOPM, a disciplina condiciona os candidatos a familiarização com o militarismo, principalmente a obediência de ordens. “A ordem unida é importante no sentido de dar disciplina ao futuro profissional de segurança pública, pois nos ensina como se comportar em tropa e como comandar. Além de nos proporcionar unidade de corpo”, afirmou.