Futuros oficiais do Corpo de Bombeiros aprendem como planejar orçamentos e gastos públicos

29 de junho de 2015 - 17:05

Nesta segunda-feira (29), os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militares (CFPCO/BM), em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), participaram de aula teórica sobre Finanças e Orçamentos Públicos.

A disciplina objetiva proporcionar aos alunos uma visão geral das Finanças Públicas necessária para o desempenho da atividade de oficiais de bombeiro militar, despertando-os para a importância do conhecimento, habilidades e atitudes na administração dos órgãos que compõem o sistema de segurança pública no Estado do Ceará. Além de poder contribuir para a formação de bons gestores, responsáveis e compromissados com as causas de interesse público.

De acordo com o instrutor da disciplina, Inspetor da Policia Civil, Ramom Amaral, que é especialista em Gestão Pública, uma das atribuições do Oficial é o exercício de atividades administrativas como comandantes ou chefes, portanto é fundamental que eles aprendam como aplicar os princípios e os fundamentos orçamentários na prática do dia a dia profissional. “Eles irão trabalhar com licitação, convênios e diretamente o gerenciamento de verbas públicas. Por isso é importante que eles conheçam a Lei de Diretrizes Orçamentárias que é o instrumento que regula e direciona os gastos governamentais, que saibam a origem da dotação orçamentária e, principalmente saibam como gerenciar as verbas públicas”, pontuou.

Durante 36 horas/ aulas, os alunos aprenderão sobre teoria das finanças públicas, orçamento público, receitas públicas, despesas públicas, suprimento de fundo, fundo de defesa social (FDS) e a Lei de responsabilidade fiscal.