Inteligência Policial é ministrada para alunos do Curso de Formação de Praças da PM

30 de janeiro de 2015 - 16:41

Nesta quinta-feira (29), os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças da Polícia Militar (CFPCP/PM), lotados na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) participaram de aula sobre Inteligência Policial. 

A disciplina possui carga horária de 20 horas/ aula e pretende auxiliar os futuros profissionais da segurança pública, a desenvolver e exercitar habilidades no planejamento de operações e tomada de decisões através de informações, pesquisas e análise de dados, que permitam ações policiais mais eficazes, reduzindo a probabilidade de erros.

De acordo com o instrutor e Capitão PM Cleberson Assunção Tavares, esse tipo de conhecimento capacita e orienta tecnicamente o profissional a lidar estrategicamente. “O discente precisa entender que a necessidade do uso racional de informações técnicas, traz uma melhora no serviço, ele poderá localizar o ponto na sua área onde é mais crítico em criminalidade, qual o tipo de crime que lá acontece, o horário que isso acontece, as peculiaridades e quem são os indivíduos que estão agindo naquele local. Tornando assim, o efetivo mais hábil e não só agindo na base do empirismo”, aponta.

Entre os assuntos abordados pelo conteúdo programático estão: definição de atividade de inteligência, histórico e importância da atividade, fundamentos jurídicos, ações de busca, produção e proteção de conhecimento. Além disso, a disciplina busca também agir de acordo com os princípios básicos que regem o componente curricular, tais como: objetividade, precisão, imparcialidade, controle e sigilo, adotando as normas regulamentadoras em benefício da melhoria de vida da sociedade, principalmente nas questões de segurança pública.