Cursos de Segurança e Apoio ao Turista e de Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Cidades-Sede da Copa FIFA 2014, realizados pela AESP, encerram hoje.

21 de fevereiro de 2014 - 14:44

O Curso de Segurança e Apoio ao Turista e o Curso de Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Cidades-Sede da Copa FIFA 2014, realizados pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Segurança Para Grandes Eventos (SESGE), do Ministério da Justiça, encerram as primeiras turmas, nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, no Regimento de Polícia Montada (RPMONT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).

Curso de Segurança e Apoio ao Turista

As últimas disciplinas ministradas serão Prevenção de Delitos e Atendimento de Ocorrências e Turismo Sexual X Tráfico de Pessoas, pelo Cap PM Andrade e pelo Sgto PM Celso, respectivamente.

O objetivo é assegurar aos turistas que visitarão a cidade de Fortaleza, no período de realização da Copa do Mundo de 2014, uma adequada recepção e proteção nos entornos e locais de jogos, bem como, nos pontos turísticos da cidade-sede.

O Curso busca preparar os integrantes das instituições vinculadas à SSPDS-CE para relacionarem-se com os visitantes de diferentes regiões do globo de forma qualificada e adequada às demandas envolvendo turistas, seja na condição de vítima ou de acusado de infração, visando garantir a tranquilidade durante os grandes eventos.

Ao todo, serão quatro turmas, que deverão capacitar 100 profissionais. A segunda turma já se inicia no próximo dia 24 de março.

Curso de Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Cidades-Sede da Copa FIFA 2014

O crescimento do turismo no Brasil trouxe, em contrapartida, em razão da grande demanda dos visitantes, a problemática da emergência de pequenos grupos que buscam a obtenção de lucro sobre atividades ilícitas ligadas ao turismo: tráfico de drogas, crimes de natureza patrimonial e crimes sexuais relacionados à exploração sexual, além do tráfico de pessoas.

Diante da participação do Brasil como país sede da Copa das Confederações e do Mundial de 2014, se faz necessário, portanto, o preparo dos profissionais da segurança pública para o enfrentamento das mais diversas situações relacionadas à problemática do turismo sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Por isso, o Curso visa preparar os agentes a identificarem os casos concretos desse tipo de ação e a implementarem a prevenção e a repressão, de forma padronizada, com base nas análises e exemplos mostrados em aulas teóricas, palestras e estudos de casos.

21.02.2014
Assessoria de Comunicação da AESP|CE
Nádia Juvêncio (nadia.juvencio@sspds.ce.gov.br/ (85) 3484.1909 / 8774.6894)
Twitter: @aespce
Facebook: aespce