AESP forma novos inspetores de Polícia Civil do Ceará

3 de abril de 2013 - 08:50

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), representada pela Direção Geral, Secretaria Executiva, Assessores, Coordenadores e demais colaboradores se fez presente, na manhã desta terça-feira (26), no Centro de Eventos do Ceará, na Solenidade de Formatura dos 614 novos inspetores de primeira classe de Polícia Civil do Ceará (PCCE), aprovados em todos os processos do Curso de Formação Profissional (CFP), realizado pela Academia.

SOLENIDADE – A cerimônia foi presidida pelo Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, e prestigiada por autoridades do Sistema de Segurança Pública Cearense, entre elas, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cel PM Francisco José Bezerra, o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Cel PM Werisleik Pontes Matias, o Delegado Geral da PCCE, Dr. Luiz Carlos Dantas, o Perito Geral da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE), Dr. Maximiano Chaves, o Diretor-Geral da AESP/CE, Cel PM John Roosevelt Alencar, e o Comandante Geral Adjunto do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Cel BM Heraldo Maia Pacheco, representando o Comandante Geral do CBMCE, Cel BM Joaquim dos Santos Neto. Além deles, também participou o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o Deputado José Albuquerque. Atuou como Mestre de Cerimônia, o Cel BM Melo Neto.

Na ocasião, o Governador Cid Gomes destacou a atuação do Diretor-Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, no processo de formação dos novos policiais civis, assumindo a responsabilidade de formar os novos Quadros da Corporação com o princípio da integração. ?A Academia deve ser um espaço de uso cotidiano de todos os profissionais da Segurança Pública?, afirmou.

Cid também parabenizou a todos os novos inspetores, afirmando que a presença deles deve rejuvenescer os Quadros da Polícia Civil e firmou o compromisso de dar à corporação boas condições de trabalho, para que possam elaborar bons inquéritos e ajudar a retirar os criminosos do convívio da sociedade.

Foram entregues aos três alunos melhores colocados no processo de formação profissional, os certificados de Honra ao Mérito Intelectual. Tiago Monteiro Sousa recebeu o primeiro lugar no CFP/PCCE, Rubens Chaves Daniel e Francisco Mauro da Silva Rego Filho, receberam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

CURSO DE FORMAÇÃO ? O Curso de Formação Profissional teve início em julho do ano passado, com duração de quatro meses e carga horária de 700h/a. Entre disciplinas práticas e teóricas, formatadas com base na Matriz Curricular Nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (SENASP/MJ), os alunos tiveram aulas de Fundamentos de Direitos Humanos, Sistema de Segurança no Brasil, Fundamentos da Sociologia da Violência, Gerenciamento de Crises, Direção de Veículos de Emergência e Direção Defensiva, Mediação de Conflitos, Investigação Criminal, Inteligência Policial, Análises Criminal, Noções de Socorro e Salvamento, Defesa Pessoal, Tiro Policial Defensivo, entre outras.

Para o Diretor Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, o Estado do Ceará deu um grande passo na formação e capacitação digna e qualificada desses profissionais, concentrando num único órgão as ações educacionais, contribuindo para a elevação da sua autoestima e o respeito social, bem como para a padronização de uma doutrina de ensino em segurança pública, conforme as necessidades da sociedade.

Alencar ainda afirma que é a partir daí que se concentra a importância dada pela Academia no que se refere à cooperação mútua entre a comunidade, as instituições estatais e privadas, organizações não governamentais e universidades, na busca de uma segurança pública que prioriza a prevenção e visa atingir as causas que levem à violência,
sem abrir mão das estratégias de ordenamento social.

Os novos inspetores irão reforçar o quadro efetivo da corporação nas diversas delegacias da Capital e Interior.