AESP realiza Curso de Direção de Veículos de Emergência e Curso de Direção Defensiva

28 de novembro de 2012 - 10:29

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) encerrou no dia 14 de novembro, o Curso de Direção de Veículos de Emergência e o Curso de Direção Defensiva, para os candidatos ao cargo de inspetor de primeira classe do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil (CFP/PC).


Os candidatos puderam conduzir as viaturas sempre acompanhados e orientados pelos intrutores

Após os treinamentos, os candidatos passaram a ser habilitados a conduzir as viaturas policiais do tipo Hilux SW4, modelo padrão utilizado pelas forças de segurança pública do Estado do Ceará, bem como a fazer manobras de direção defensiva, além de aprenderem a solucionar possíveis panes nos veículos. Ao todo foram ministradas 60 horas/aula, entre atividades teóricas e práticas.

A parte teórica foi dividida em quatro módulos: Legislação de Trânsito; Direção Defensiva; Noções de Primeiros Socorros, Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito; e Relacionamento Interpessoal.

Já nas aulas práticas, realizadas no Autódromo Internacional Virgílio Távora, no município do Eusébio, eles puderam percorrer um circuito em que foram simuladas situações reais, ajudando-os a colocar em prática os conhecimentos acerca do veículo, que possui especificidades que devem ser observadas para se executarem correta e responsavelmente as manobras de direção defensiva.

As viaturas utilizadas nas atividades foram cedidas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, pelo 12º Distrito Policial, e pela Delegacia de Crimes Contra a Fé Pública. Todos os alunos que participaram dos treinamentos puderam dirigir as viaturas, sempre acompanhados pelos instrutores.

O corpo docente foi composto por profissionais da Segurança Pública com bastante experiência na área, dentre eles: Agentes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o Comandante da PRE, Ten-Cel PM Túlio Studart e o Capitão PM Carlos Barreto. Também compuseram o corpo docente dessas instruções, os Cabos PM: Valentim, Neto, Onélio, Laércio, Cleiton, e o Soldado PM David, além do colaborador Alan Sena.


Coordenadores, instrutores e corpo discente no último dia de treinamentos

Conforme um dos instrutores, o Capitão PM Carlos Barreto ?Esses treinamentos são de suma importância porque esse é um veículo que contém equipamentos diferenciados dos veículos comuns, que são o câmbio automático, o airbag, os freios ABS e a tração 4×4 permanente. Eles não são comumente utilizados pela população. A grande maioria dos candidatos que fazem os cursos não tem conhecimento de como guiar um veículo com o câmbio automático, muito menos com tração 4×4 integrada. Além de este ser um carro alto, no qual se a pessoa fizer uma curva de forma errada, poderá levá-lo ao capotamento?.

Ainda o Capitão PM Carlos Barreto afirma que, esse tipo de situação é informada na instrução teórica e, complementada, com o curso prático no qual são praticados vários exercícios que despertam no candidato, obter conhecimentos sobre o equipamento, além de ficarem mais atentos para com os riscos do uso inadequado do veículo. ?O que eles aprendem aqui é a direção defensiva. Aprendem a dirigir de forma a evitar erros e acidentes. Algumas vezes, os candidatos se empolgam e acham que o treinamento é para aprenderem a fazer ?piruetas?. O objetivo não é esse, e sim, incentivá-los e conscientizá-los de que não há outra maneira de se dirigir carro de polícia ou veículo automotor em via pública que não for através da direção defensiva?.

Os candidatos se mostraram satisfeitos com as instruções e as avaliaram de forma positiva. Ticiano Feitosa, da turma 16, elogiou a estrutura da frota policial e o trabalho dos instrutores. ?Essas instruções contribuem muito para a nossa formação. Com esses novos veículos, adquiridos pelo Governo do Estado, a gente começa a ter a experiência de andar num carro 4×4, que é diferente dos carros comuns e ajuda muito na nossa função. Todos nós recebemos as mesmas orientações dos instrutores e eles nos deixaram bem cientes da importância de saber usar bem o equipamento?.

Para o Delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará e coordenador do CFP/PC, Dr. Demóstenes Cartaxo, ?esta é uma importante fase do treinamento dos profissionais de segurança pública, pois eles precisam deste aprendizado para o dia-a-dia como inspetores, desde a fazer abordagens, a saber como posicionar os carros, dentre muitas outras atribuições?.

Toda a instrução direcionada aos candidatos está condensada no livro ?Manual de Direção Veicular aplicada à atividade policial militar? montado pelo Tenente-Coronel PM Túlio Studart e pelo Capitão PM Carlos Barreto, lançado neste mês. ?Nós tentamos condensar nesse livro toda a nossa instrução juntamente com a legislação de trânsito. É um manual em que o motorista tem à disposição para fazer a condução desses veículos?, afirma o Capitão PM Carlos Barreto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AESP/CE.