AESP realiza treinamento com atividades físicas diversas para candidatos aos cargos de Médico Perito Legista e Perito Legista do Curso de Formação Profissional da PEFOCE

9 de novembro de 2012 - 11:54

Treinamentos proporcionaram a superação de limites e a maior integração entre os candidatos

Os 34 candidatos aos cargos de Médico Perito Legista e de Perito Legista do Curso de Formação Profissional da Perícia Forense (PEFOCE) concluíram na última semana (29 de outubro a 1º de novembro), mais um módulo de Educação Física, que compõe seu processo de formação, ministrado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), sob a instrução do Capitão da PM Johnny Dias, contendo treinamentos que vislumbraram a integração e a superação dos alunos. A carga horária total da disciplina contemplou 40h/a.
 

Vivian Romero, candidata ao cargo de Perito Legista – PEFOCE

Dentre as atividades desenvolvidas ao longo da semana, os candidatos participaram de: um torneio de voleibol na quadra esportiva da AESP/CE; uma caminhada na Serra de Maranguape, com um percurso total de 6 Km; uma sessão de alongamento, na avenida Beira-Mar; e o encerramento das atividades físicas se deu na piscina de salto da Academia, com a pista de cordas, composta pelo cabo submerso, pela tirolesa e pelo rapel. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, sob o comando do Capitão BM Humberto, deu apoio na montagem do equipamento e na operacionalização do exercício.
 
A candidata componente do Grupo 1, do Processo de Formação Profissional para o cargo de Médico Perito Legista da PEFOCE,  a médica Iveline de Lima Félix, teceu elogios à iniciativa da AESP/CE de promover essas atividades físicas diversas. “foram atividades bem interessantes, criativas e dinâmicas que vieram a nos incentivar, nós que somos médicos, a praticarmos exercícios físicos, pois devidos estarmos quase sempre muito ocupados, tendemos ao sedentarismo”.
 
“Este foi um grande ganho. Para nós, é bem mais interessante estes tipos de exercícios do que aqueles específicos, feitos dentro de uma academia. Na pista de cordas, apesar do receio, por ser uma coisa que não é parte do nosso cotidiano, nos sentimos muito seguros, tanto que a grande maioria participou. O instrutor teve muito boa vontade, compreendeu as nossas limitações, procurou ver quem fazia ou não atividades físicas e foi muito feliz na escolha dos exercícios”, comentou ainda Iveline Félix.
 

Eugênio Pinheiro, candidato ao cargo de Médico Perito Legista – PEFOCE

O médico Eugênio Sávio Couto Pinheiro, candidato do Grupo 1, de 53 anos de idade, foi um dos que participou de todas as atividades. E ao falar sobre essa iniciativa da Academia disse: “a atividade física é importante em qualquer área de trabalho. Mesmo sendo o aluno mais velho da turma, nunca me furtei a participar de nenhum exercício. O instrutor, Capitão da PM Jhonny, estava sempre atento às nossas capacidades e respeitou os limites de cada um. Além disso, essas instruções serviram pelo fato de que conseguiram uma integração muito maior entre os alunos”.
 
Para a Perita Criminal e Coordenadora Geral de Ensino da AESP/CE, Telma Melo, “foi um momento de integração. A atividade física com esta metodologia diferente aliviou o estresse e a tensão do curso, que é muito ?puxado?”.