CSSP: Ex-Comandante-Geral da Polícia Militar do Ceará palestra na AESP

7 de outubro de 2026 - 17:03

Nesta sexta-feira (11), o Ex-Comandante-Geral da Polícia Militar do Ceará, Coronel Adail Bessa de Queiroz realizou palestra na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) sobre a Cultura Jurídica e as atribuições do Coronel PM. O evento faz parte do cronograma de atividades do Curso Superior de Segurança Pública (CSSP 2016.2), promovidos pela instituição de ensino com o objetivo de habilitar os oficiais superiores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará a ascenderem ao posto de coronel.

Coronel Bessa explica que este é um momento de troca de experiências, em que os alunos poderão conhecer as atribuições de ordem objetiva e subjetiva inerentes ao cargo de comandante geral. “O Curso Superior de Segurança Pública capacita os oficiais superiores a desenvolverem atividade de comando, e quando chega nesse último patamar da carreira é super importante que esse oficial saiba todas as questiúnculas de ordem objetiva e subjetiva, não basta você ter conhecimento apenas dos regulamentos e das leis, é necessário ter um nível de conhecimento doutrinário a respeito da demanda de assumir uma função como por exemplo, de comandante geral, de comandante geral adjunto e isso envolve questões de ordem política, social, econômica, biopsicossocial, a cultura jurídica e também o comportamento ético e as atribuições de ordem legal”, declarou o oficial.  

Perfil do palestrante
Coronel Adail Bessa de Queiroz é bacharel em Segurança Pública, pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó  e bacharel em Direito, pela Universidade Federal do Ceará . O oficial exerceu a função de Comandante-Geral Adjunto (2006) e Comandante-Geral (2007) da Polícia Militar do Ceará, e atualmente é Coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Ceará, professor universitário e advogado.