Alunos e servidores da Aesp doam sangue em ação do Hemoce

20 de setembro de 2021 - 17:00 # # # # #


A Academia Estadual de Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), promoveram nesta segunda-feira (20), campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea na sede da Aesp, no bairro Mondubim.

Profissionais de segurança pública, alunos e professores da Instituição de Ensino abraçaram a ideia e participaram da iniciativa, que teve o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância deste ato que pode salvar vidas.

Para que todo o procedimento ocorresse com conforto e segurança, a Academia disponibilizou ao Hemoce a sala do ambulatório e outros três ambientes para que a equipe do hemocentro realizasse o cadastro, pré-triagem, triagem clínica e coleta do sangue dos doadores voluntários.

O coronel-comandante geral do CBMCE, Ronaldo Roque de Araujo, esteve presente na ação para incentivar a tropa. “Este é um momento singular de integração do Corpo de Bombeiros e da Aesp em prol da vida, onde conseguimos voluntários dentro do nosso Corpo de Bombeiros que estão fazendo o curso aqui na Academia, além de funcionários da própria Aesp, para fazer essa doação de sangue, que na realidade nós podemos dizer que é doação de vida, e que demonstra que o espírito de valorização da vida é algo presente nos integrantes do sistema de segurança pública”, salientou o oficial.

De acordo com Assistente Social do Hemoce, Eliane Maria de Lima, cerca de 90 pessoas compareceram para a doação, e ressaltou a importância da iniciativa. “Essa coleta de sangue externa é de suma importância para que a gente venha manter o estoque equilibrado, é bem favorável para ter uma boa distribuição, afinal de contas, nós atendemos a toda rede pública do Estado do Ceará, e nos surpreendeu saber que a Academia tem um número tão satisfatório de pessoas que realmente querem doar, e foi um prazer estar aqui no dia de hoje e sabendo que daqui levaremos várias bolsas de sangue e devolver vida a quem precisa”, destacou Eliane.

Voluntário pela vida

O aluno do Curso de Formação Profissional para a carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar (CFPCPBM – Turma 3), Carlos Henrique Ferreira Fernandes, doou pela primeira vez e ressaltou a importância do ato. “Eu estou um pouco nervoso porque é a primeira vez que eu vou doar e espero que doando eu possa ajudar alguém, mas nossa missão como bombeiros é salvar vidas e este momento é de salvar vidas”, declarou o futuro soldado.

Já o assessor técnico da Coordenadoria de Ensino e Instrução da Aesp, tenente PM Gláucio Peixoto é doador há 28 anos e aproveitou para cumprir mais uma vez seu papel social. “É muito prazeroso poder ajudar alguém, e termos essa oportunidade em nosso ambiente de trabalho, mais ainda. Quem nunca teve essa experiência, venha! O procedimento não dói, o prazer de saber que está ajudando alguém é muito maior!”, ressaltou o policial.

Aesp Social

De acordo com o diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan Andrade, a ação faz parte da retomada das atividades do projeto Social, idealizado por ele em 2018. “A segurança pública não pode tratar só da ostensividade, da operacionalidade, da repressão aos crimes, mas também temos que exercer nosso papel social e ações como essa são extremamente importantes com o fito de preservar a vida, e o objetivo do Aesp social é principalmente fortalecer esse elo entre cidadão e sociedade , o viés social tem que fazer parte da cultura da segurança pública”, explicou o gestor.

Hemoce

O Hemoce é um equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e está estruturado e organizado para atender a população cearense em todo o território estadual com serviços regionalizados e atendimento descentralizado aos 184 municípios e toda a população do Ceará. A partir do Hemoce, a hemorrede estadual garante a cobertura transfusional a todos os leitos do SUS no estado, além de atendimento a outras demandas, totalizando mais de 450 estabelecimentos hospitalares e ambulatoriais com mais de 18.000 leitos atendidos.

Seja doador

Para ser doador, o voluntário precisa estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O termo está disponível no site do hemocentro.

Agendamento

Neste momento de pandemia, o Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 – WhatsApp.

Coletas externas

O Hemoce realiza coletas de sangue itinerantes em Fortaleza e no interior do Ceará. As coletas externas podem ser agendadas com o setor de Captação de Doadores do Hemoce de cada hemocentro. Em Fortaleza a solicitação pode ser feita pelo telefone (85) 3101.2300 ou e-mail captacaohemoce@gmail.com