Governo do Ceará anuncia a convocação 204 bombeiros e entrega viaturas e equipamentos

2 de julho de 2021 - 13:45 #

Larissa Falcão – Ascom Casa Civil – Texto
Carlos Gibaja e Tiago Stille – Fotos

A entrega e anúncio da convocação dos aprovados no último concurso marcam o Dia Nacional dos Bombeiros, comemorado em 2 de julho

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) vai ganhar o reforço de mais 204 aprovados no último concurso. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (2) pelo governador Camilo Santana que entregou novas viaturas e equipamentos para a corporação. 2 de julho marca o Dia Nacional dos Bombeiros.

Estiveram presentes no momento da entrega, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, o comandante-geral do CBMCE, coronel Ronaldo Roque de Araújo, o comandante-geral adjunto do CBMCE, coronel Zélio Menezes, e o secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, coronel Eduardo de Holanda

“Estamos fazendo mais essa entrega para fortalecer e garantir que os nossos bombeiros e policiais militares possam realizar seu trabalho da melhor forma possível, com o que há de melhor. Temos importado equipamento da Alemanha. Estamos aguardando receber, da Alemanha, a escada Magirus e uma série de equipamentos importantes. O que há de mais moderno no mundo nós estamos adquirindo para o trabalho dos bombeiros. Investindo nas pessoas, aumentamos significativamente o efetivo de bombeiros militares no Ceará nos últimos anos”, afirmou Camilo Santana.

Com investimento total de R$ 6.623.705,84, o Governo do Ceará entregou, para reforçar e ampliar o trabalho na Capital e no Interior, nove viaturas tipo Pick up, cinco veículos Auto Bomba Tanque e Salvamento, 14 kits de desencarceramento e 109 equipamentos de Proteção Respiratória Autônoma.

O titular da SSPDS parabenizou a corporação e destacou que o apoio e investimento recebidos pelo CBMCE contribuem para garantir a segurança, integridade e proteção de toda população cearense. “Esses veículos ABTS foram customizados conforme projeto e necessidades dos Bombeiros Militares do Ceará, com que o há de melhor para todos eles. Equipamentos, também, de proteção individual, sempre se preocupando em garantir a proteção dos nossos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar e as melhores condições de trabalho”, enfatizou Sandro Caron.

Para o comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque de Araújo, a iniciativa representa a valorização dos homens e mulheres que compõem a corporação. “Nesse momento de celebrar e de agradecer a Deus pelo nosso trabalho e nossa ação, é um momento também de agradecer ao senhor [governador]. Porque o senhor, dentro das políticas de segurança pública estadual, vem desenvolvendo a valorização do servidor, através do ingresso de pessoas, da vacinação, dos equipamentos de proteção individual; e investimentos em equipamentos, como a gente está vendo aqui, essas viaturas adquiridas mesmo diante do cenário preocupante pandêmico que o Estado vive, mas o senhor enxerga sempre a Segurança Pública. Isso é motivo de orgulho e vontade de trabalhar”, agradeceu em nome de todos os bombeiros do Estado do Ceará.

Na ocasião, o governador foi agraciado com a comenda “Espada Comandante Caminha”. A comenda faz alusão à espada do primeiro comandante da corporação, o primeiro-tenente Francisco das Chagas Nogueira Caminha. Ao preservar um ícone símbolo, a honraria rememora e valoriza a história e coragem do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

O coronel Holanda, que já foi comandante-geral do CBMCE, reforçou que o investimento que o Governo do Ceará tem feito deixa um legado importante. “O Corpo de Bombeiros, em mais de 90 anos, tem o seu maior efetivo. Em termos de equipamentos, viaturas de combate a incêndio, que é o coração do nosso sistema, só no segundo governo do senhor [Camilo Santana], o senhor entregou 10”.

Camilo Santana encerrou a solenidade anunciando a convocação dos 204 aprovados no último concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, que devem ingressar no curso de formação promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), vinculada à SSPDS.