Supesp promove campanha de doação de livros para o Projeto Periferia que Lê

4 de junho de 2021 - 13:08 # # # # # #

 

Dando continuidade às ações comemorativas aos seus três anos de fundação, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública, promove até o dia 28 de junho a Campanha de Doação de Livros Ler entre o público em geral e junto aos servidores das vinculadas e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O objetivo é atender ao Projeto Periferia que Lê do bairro Granja Lisboa, na Grande Fortaleza, que atua na comunidade com as Geladeiras Literárias e a formação de bibliotecas comunitárias.

Segundo o superintendente da Supesp Helano Matos, a ideia é se aproximar cada vez mais da comunidade, criar esse intercâmbio entre o que é desenvolvido de conhecimento no setor público na área da segurança e estimular o conhecimento, a leitura entre as pessoas do bairro e criar esse importante hábito entre grupos das mais diversas idades. “A leitura e a educação são os principais caminhos para o crescimento de uma sociedade, sua cultura, sua economia; fortalecer essa ideia e consolidar esse crescimento é papel de todos nós e a Supesp está nessa missão”, explica Helano.

As doações podem ser feitas na sede da Supesp, na avenida Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo, no horário de 8h às 17h, na sala da Assessoria de Comunicação (Ascom). Até o dia 02 de junho, já tinham sido arrecadados 67 livros e a meta segundo os organizadores da campanha é chegar próximo a 500 livros. Em parceria com o Clube Lions, no município de Caucaia, tem sido articulado a doação de cerca de 200 livros didáticos para estudantes do ensino fundamental e médio. “Estou muito feliz com essa iniciativa da Supesp e e de podermos aparecer mais para a sociedade criando esse diálogo através dos livros”, disse o escritor Marcos de Sá, idealizador do projeto.

Periferia que Lê

O Periferia que Lê é um projeto social com ações voluntárias que visa reforçar a importância das práticas literárias através da elaboração de ideias, acessibilidade aos livros e à informação. Atuante no Grande Bom Jardim, bairro Granja Lisboa e uma das maiores periferias de Fortaleza, busca incentivar a leitura, conectar-se a comunidade e aos artistas locais.

“Iniciamos timidamente as nossas ações em maio/2020 com a intenção de entregar alguns livros para a comunidade, mas o envolvimento das mesmas fizeram com que o projeto ampliasse sua visão e entendesse a necessidade de prosseguir com novas ideias a fim de alcançar o maior número de pessoas possíveis. Estamos chegando a quase um ano de atuação e até aqui colhemos frutos muito significativos”, explica Marcos de Sá, idealizador do projeto, que planeja a formação de um biblioteca comunitária no bairro para atender a mais pessoas.

Geladeira Literária e doações

O projeto recebe geladeiras inutilizadas e encaminha à manutenção e pintura para serem colocadas em um ponto estratégico e assim acessibilizar as doações ao público-alvo. Essa foi a primeira estratégia durante o isolamento social. Continuamente, realiza-se ações em torno das geladeiras e reforça-se o convite para a comunidade interagir com a mesma. Regularmente, a equipe visita as geladeiras literárias para a limpeza e reposição das novas doações. “Todas as vezes que essas ações acontecem, presenciamos a comunidade interagindo, principalmente o nosso público-alvo: àqueles que não tem poder aquisitivo para comprar livros”, conclui Marcos.

Serviço:
Campanha de Doação de Livros Ler para o Projeto Periferia que Lê
Comemorativa aos 3 anos da Supesp
Quando: de 28 de maio a 28 de junho de 2021
Ponto de arrecadação
Avenida Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo, Fortaleza/CE, de 8h às 17h
Mais informações: 85-3194.7446