Curso Estratégico de Policiamento Comunitário capacita profissionais de segurança

23 de agosto de 2019 - 17:04 # # # # #

O curso foi promovido pela Aesp e capacitou policiais civis e militares dos estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Paraná.

Depois de duas semanas de atividades, chega ao fim o primeiro Curso Estratégico de Policiamento Comunitário promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A capacitação ocorreu entre os dias 12 e 23 de agosto e teve o objetivo de qualificar os gestores de segurança pública para administrarem o policiamento preventivo especializado das Unidades Integradas de Segurança (Uniseg) e das bases fixas do Programa de Proteção Territorial e Gestão Risco (Proteger), com vista a uniformizar as ações dos agentes de segurança que atuam no policiamento preventivo especializado da Polícia Militar do Ceara, em territórios que demandem uma ação mais incisiva na gestão de riscos, inerentes à segurança dos residentes. O curso também teve como foco aprimorar e multiplicar as técnicas de mediação de conflito no exercício da atividade policial militar e no domínio da comunicação-não-violenta como ferramenta de melhoramento das ações policiais em território de alta vulnerabilidade.

De acordo com o assessor de Polícia Comunitária da Polícia Militar do Ceará (APCOM), capitão Messias Mendes, que atuou junto à coordenação do curso, a capacitação teve uma carga-horária de 40 horas/aula e incluiu tanto disciplinas teóricas e discussão de conceitos, até vivências práticas, onde os participantes do curso realizaram visitas domiciliares nos territórios atendidos pelo Grupo de Apoio às Vítimas da Violência (GAVV), Grupo de Segurança Comunitária (GSC) e Grupo de Segurança Escolar (GSE), que são serviços estratégicos diferenciados desenvolvidos em diversas Unidades Integradas de Segurança (Uniseg) da Capital.
Outra atividade importante do curso foi a participação dos alunos no I Seminário Internacional de Polícia Comunitária e Estratégias de Segurança Pública do Ceará, que aconteceu, no último dia 12 de agosto, no Palácio da Abolição.

Policiamento Comunitário e Estratégias de Segurança Pública do Ceará são temas de Seminário Internacional

“Durante todo o curso, a gente teve uma imersão nos valores de Polícia Comunitária. Foram temas bastante transversalizados. A gente abordou desde a filosofia de polícia comunitária à formação de rede. A importância da interlocução da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros e dos organismos da sociedade de uma forma geral, dos diversos agentes políticos, a exemplo do município, da União e do Estado, estarem em uma linguagem de integração, trabalhando a temática da segurança pública”, explicou Messias.

O último dia de aula aconteceu, nesta sexta-feira (23), na sede da Aesp e foi marcado por uma palestra do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, que apresentou as experiências de polícia comunitária desenvolvidas na cidade e ressaltou o papel dos municípios dentro das estratégias de segurança pública. “Os municípios, em minha opinião, tem uma das maiores responsabilidades na questão da segurança, que é a prevenção, evitar que os jovens entrem no mundo do crime”, declarou o gestor.

O palestrante também destacou a importância da integração entre o poder público e a comunidade. “As polícias precisam compreender o fenômeno sem preconceitos e a população também precisa entender qual é o papel da Polícia e para isso eles precisam conversar. Daí a importância da polícia comunitária, desfazer preconceitos, construir pontes de confiança, porque só tem segurança pública se a sociedade confiar na Polícia e a Polícia na sociedade”, pontuou Ivo Gomes.

Ao todo, 36 agentes de segurança concluíram a capacitação, incluindo 24 policiais militares do Estado do Ceará; sete policiais civis do Ceará; dois policiais militares do Estado do Rio Grande do Norte, um da Paraíba, um do Piauí e outro do Paraná. Sendo grande parte dos alunos comandantes de batalhões e chefes de delegacias especializadas, que poderão atuar como multiplicadores do conhecimento em suas unidades.

Um dos formandos era o capitão da Polícia Militar do Paraná, Wagner Araújo, que é comandante da 3ª Companhia do 13º Batalhão da PMPR, em Curitiba. Ele explica que já possui formação na área de policiamento comunitário e que veio ao Ceará conhecer novas técnicas e tecnologias que pudessem ser implementadas em sua região.

O oficial destacou o trabalho realizado pelo Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que atende mulheres vítimas de violência doméstica, fazendo o acompanhamento dos casos e visitas domiciliares, e avaliou de forma positiva as experiências vivenciadas durante o curso. “Para nós é muito importante trazer um cenário em que policiais militares fazem um acompanhamento dessas famílias, fazem o direcionamento desse tipo de situação. Então, esse é um dos exemplos que podemos levar para o Estado do Paraná e certamente essas duas semanas do curso que foram desenvolvidas aqui no estado do Ceará foram de muito sucesso e de muito proveito para nós”, declarou o capitão Wagner Araújo.

O encerramento do curso também contou com a entrega dos brevês aos formandos e a presença do diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior; do coronel-comandante geral da PMCE, Alexandre Ávila de Vasconcelos e do assessor executivo da Casa Militar, coronel Fernando Rocha Albano.