Curso de Operações Táticas Especiais inicia fase técnica

14 de agosto de 2019 - 16:45 # # #

Dos 48 homens que iniciaram o treinamento no último dia 05, apenas 18 permanecem no curso.

Dos 48 homens que iniciaram o Curso de Operações Táticas Especiais (Cote), no último dia 05, mais da metade da turma desistiu na primeira semana de treinamento. O curso, que é promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) é conhecido pelo alto grau de dificuldade e complexidade, e visa recrutar novos integrantes para compor a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil do Ceará (Core).

Segundo o coordenador do Cote, delegado Antônio Pastor, que também é chefe da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (Core), a primeira semana de curso, é a fase da rusticidade, que treina o desenvolvimento dos agentes de segurança para o cumprimento de missões em estado de fadiga e esforço físico. Nesta fase os alunos são retirados da zona de conforto e aprendem técnicas para obtenção de água, fogo e alimentos em ambientes inóspitos e outras técnicas de sobrevivência.

Pastor destaca a importância desta etapa. “Após uma semana de curso, finalizamos a fase de rusticidade que visa testar o aluno no controle de fobias, na capacidade física, psicológica, espírito de corpo e principalmente se o mesmo consegue superar os desafios propostos pelo curso… Para ver se o aluno consegue superar determinadas situações que ele não está acostumado no dia-a-dia”, pontua o delegado.

Agora, o curso está na fase técnica e segue com instruções de adaptação a meio aquático, técnicas e táticas individuais, tiro policial, abordagem e outras disciplinas importantes para aumentar o nível de especialização técnico-profissional e intelectual dos participantes, possibilitando que os policiais tornem-se multiplicadores dos ensinamentos transmitidos e estejam aptos a operar dentro da doutrina de Operações Especiais.

“A fase técnica visa capacitar e tornar o Policial Civil apto a operacionalizar em ocorrências de natureza especial, que necessitem do uso não convencional do aparato policial e de ações não rotineiras por parte da Policia Civil, visando o exercício regular do direito, aplicação da lei e preservação da vida, em ocorrências de alta complexidade, tais como sequestros, resgate de reféns, busca e captura de criminosos em locais de difícil acesso, repressão a quadrilhas fortemente armadas, rebeliões em delegacias, dentre inúmeras outras”, explicou o coordenador do Cote, delegado Antônio Pastor.

A capacitação tem previsão de término no final de setembro e conta com um grupo de instrutores de unidades especializadas da Polícia Militar do Ceará; do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da SSPDS (Ciopaer); da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da própria Core, além de instrutores de instituições policiais de outros estados como de Goiás (GT3); Paraná (Tigre); Brasília e Rio de Janeiro.

Atualmente, 18 alunos permanecem no curso, sendo 11 policiais civis do Ceará, um policial militar do Ceará, um agente penitenciário do Ceará, um agente penitenciário do de Goiás, um policial civil do Amazonas, um do Acre, um do Paraíba e outro do Pará.