Profissionais da segurança pública participam de palestra sobre educação financeira

11 de abril de 2019 - 15:58 # # # # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

Policiais civis e militares, bombeiros e servidores da Perícia Forense do Ceará participaram, na manhã desta quinta-feira (11), da palestra “Cenários Econômicos e Educação Financeira”, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp). O evento faz parte do 2º Ciclo do Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania – iniciativa que visa promover ciclos de palestras, workshops, seminários e atividades educativas sobre variados temas de relevância social.

A palestra teve duração de três horas e foi ministrada pelo consultor e professor mestre Marcus Vinicius Pereira Lima, profissional com 30 anos de experiência no mercado financeiro, que apresentou de forma didática a situação econômica no Brasil e explicou o conceito de indicadores econômicos importantes como o a inflação e a taxa Selic, além de repassar orientações sobre gastos e investimentos para alcançar uma vida financeira saudável.

Para o palestrante, mais do que informações técnicas sobre educação financeira, as pessoas precisam despertar para uma mudança comportamental. “O importante não é quanto se ganha e sim o quanto se gasta. Então a pessoa ter disciplina, ter foco, pode transformar a vida dela de um devedor, de um tomador de recurso, para um investidor. Essa é a ideia!”, explicou Marcus Vinicius.

O professor também destacou a importância de discutir a temática nas instituições públicas e privadas. “Educação financeira faz parte da vida de todo mundo, e é um tema muito importante porque ele mostra que ter o equilíbrio financeiro vai te trazer conforto e vai proporcionar a realização de sonhos. Então, é importante você fazer um bom planejamento, ter um orçamento e envolver a família para que você realize esses sonhos, criando metas e objetivos”, pontua Marcus.

O capitão da Polícia Militar, Luiz André de Oliveira Cordeiro, esteve presente no Fórum e elogiou a ação da Academia. “A iniciativa da AESP é muito importante, pois saímos mudados, saímos com mais um acréscimo de conhecimento. Além de ser uma boa oportunidade de rever alguns colegas”, declarou o Comandante da 2ª Companhia do 8º Batalhão.

Conhecimento e qualidade de vida

Segundo o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior, a ideia do Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania, além de debater pautas ligadas à atividade da segurança, é proporcionar reflexão e conhecimento de temas transversos que possam interferir de alguma forma na sociedade. “No mês de novembro, nós iniciamos o Fórum com um tema voltado para a cidadania, que foi a saúde do homem e agora, neste ciclo nós continuamos o Fórum tratando sobre finanças pessoais, porque nós entendemos que é um tema importante, neste momento”, pontuou o diretor.

Ele explica que uma situação financeira organizada, proporciona aos servidores uma melhor qualidade de vida. “A ideia é levar aos nossos companheiros uma compreensão maior do cenário econômico e o que eles podem fazer ou não fazer, de acordo com as possibilidades de cada um, para ter um maior controle de suas finanças pessoais. Uma coisa que eventualmente pode ser bem simples e que pode trazer um beneficio bem maior para todos”, ressaltou Juarez Junior.

Sobre o palestrante

Marcus Vinicius Pereira Lima é Mestre em Economia e Finanças pela Universidade Federal do Ceará (UFC); possui MBA em Administração e Marketing pela UTM – The University of Tennessee at Martin – EUA, e também é especialista em Gestão de Negócios pelo Insper – SP. Com 30 anos de experiência no mercado financeiro, já foi gerente geral dos bancos: Real, Safra, Santander e Itaú.

Há 15 anos atua como professor de grandes instituições de ensino. Atualmente é consultor e professor de MBA nas áreas de finanças e gestão corporativa na Universidade de Fortaleza (Unifor), DeVry – Fanor, Faculdade CDL, IBMEC e Sistema OCB/CE.