Aesp inicia atividades do Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania com temática Novembro Azul

29 de novembro de 2018 - 18:03 # # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou nesta quinta-feira (29), a palestra “Câncer de próstata: Eu me preocupo!”, ministrado pelo médico uroginecologista, Ariel Gustavo Scafuri. O evento marcou o início das atividades do Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania – iniciativa instituída pela Portaria Nº351/2018 com o intuito de promover ciclos de palestras, workshops, seminários e atividades educativas sobre variados temas de relevância social. Além de proporcionar a integração da comunidade com os profissionais de segurança pública.

“Nós temos aqui uma Instituição que é responsável pela formação inicial e continuada de todas as forças de segurança do estado. Mas a gente precisava ter aqui na Academia um ambiente em que pudéssemos falar de temas transversos, que não são tão ligados à segurança pública de forma direta, mas que mesmo assim trazem reflexos para esse ambiente. Então, foi nessa intenção que surgiu a ideia de criarmos o Fórum Permanente de Segurança Pública e Cidadania”, explicou o diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior.

Para ele o tema foi escolhido de forma oportuna e conscientizará o público masculino sobre a importância da prevenção. “A gente idealizou falar sobre o que é discutido no Novembro Azul que são as problemáticas das doenças próprias dos homens e tenho certeza que vai ser um ambiente extremamente proveitoso para todos nós, vai ser um ambiente elucidador”, declarou o diretor.

Ariel Scafuri esclareceu dúvidas e desvendou mitos a cerca da doença. “O câncer de próstata é uma doença extremamente comum entre os homens, se a gente olhar a nossa instituição pública a gente tem uma quantidade de homens muito grande e em uma situação de estresse. As pessoas hoje em dia têm muito pouco tempo, então, acabam não se cuidando nem do físico e muito menos de uma doença como essa que no início não dá sintoma nenhum. Então, é super importante a gente fazer esse trabalho de informação e mostrar para o indivíduo que ele precisa fazer essa consulta e tirar principalmente esses mitos”, pontuou o médico palestrante.

Cerca de 150 pessoas participaram do evento, incluindo alunos, servidores e profissionais de segurança pública. Entre eles estava o subtenente PM José Ribeiro, que é aluno do Curso de Habilitação de Oficias (CHO) e assistiu atentamente as explicações repassadas pelo médico. “O homem é muito resistente na questão de se prevenir, de procurar um médico para fazer suas prevenções e o profissional de segurança pública tem muitos afazeres, então acaba esquecendo-se de ter esse cuidado, e essa oportunidade de se trazer um profissional gabaritado como o doutor Ariel para esclarecer, quebrar tabus, é muito importante!”, ressaltou Ribeiro.

Sobre o palestrante:
Ariel Gustavo Scafuri nasceu na cidade de Buenos Aires, Argentina. É graduado em medicina pela Universidade de São Paulo. Especialista em cirurgia geral, em urologia, em ginecologia e também em obstetrícia. Possui ainda especialização em medicina legal pelo Instituto Oscar Freire da Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo. Foi chefe do departamento de morfologia da UFC durante a gestão 2011- 2014. É professor de anatomia humana do departamento de morfologia da UFC desde o ano de 2002, onde ministra aulas para os cursos de medicina, educação física, farmácia e psicologia, entre outros cursos na área da saúde. Atualmente é Professor Titular de Anatomia Humana.