AESP forma primeira turma de Técnico de Apoio de Solo da Ciopaer
19 de dezembro de 2016 - 17:05

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou nesta segunda-feira (19), a solenidade de encerramento da primeira turma do Curso de Formação de Técnico de Apoio de Solo da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas. A capacitação formou 27 profissionais de segurança pública, incluindo 17 policiais militares, 5 policiais civis e 5 bombeiros, que a partir de agora estão habilitados a desenvolverem as atividades primárias para operacionalização das aeronaves da Ciopaer.

Segundo o coordenador adjunto da Ciopaer, Tenente-coronel BM Geraldo de França Junior, esta é uma das funções mais importantes da Coordenadoria e são estes profissionais que garantem o desenvolvimento das operações multimissões com aeronaves. “O técnico de apoio solo é muito importante para a vida operacional da Ciopaer, porque no dia a dia quem faz todas as tarefas ligadas ao abastecimento, a alimentação das aeronaves, inclusive como os caminhões de combustível e fazem toda a logística acontecer, são eles. A gente costuma dizer que até a nossa vida no chão depende deles. Então, é de extrema importância a formatura dessa primeira turma, pois sem essas pessoas não conseguiríamos desempenhar as atividades da Ciopaer com normalidade”, destacou Coronel Júnior.

O curso aconteceu nas instalações da própria Ciopaer, entre os dias 5 e 16 de dezembro e teve uma carga horária de 76 horas/ aulas. Neste período, os discentes acompanharam disciplinas teóricas e práticas de conhecimento básico sobre aeronaves e segurança operacional; atendimento pré-hospitalar; prevenção e combate a incêndio; ética, cidadania e direitos humanos; operação com veículos e abastecimento de aeronaves e segurança de aeroportos.
