Futuros oficias da PM participam de treinamento prático de tiro

5 de novembro de 2015 - 12:00

Os 194 alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais da Polícia Militar do Ceará (CFPCO/PMCE), em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), concluem esta semana treinamento prático de tiro. Durante 54 horas/ aula os futuros tenentes são treinados para atirar em situação de estresse e tensão, simulando situações reais de ocorrências em que seja necessária a utilização da arma de fogo em ambiente urbano, proporcionando aos futuros policiais não só a habilidade técnica, mas também a capacidade de decisão e autocontrole necessários em condições de combate real.

De acordo com o instrutor de tiro da AESP, Major PM Carlos Frederico, a simulação é muito próxima do real e exige o máximo de atenção, agilidade e raciocínio dos alunos que deverão saber qual o momento certo de disparar a arma, além de sanar panes no armamento, carregar a arma e atirar contra diversos tipos alvos móveis e estáticos, em um tempo de apenas um minuto e vinte segundos. “São simulações de situações bem reais, com progressões tanto desembarcando de viaturas, como entrando em becos. Em um dos exercícios, tem uma situação em que na hora que ele (aluno) encara uma janela surge um alvo, então ele tem que tomar a decisão de atirar ou não, porque aquele alvo pode figurar um criminoso, mas pode ser uma criança ou um outro policial. Ele vai ter que tomar uma decisão em fração de segundos”, explicou. 

Para o aluno do grupo 05, Pedro Lucas Fahd, o treinamento tem um caráter interdisciplinar e a ajuda a consolidar os conteúdos vistos até aqui,durante o curso de formação. “Esse treinamento ajuda a condicionar o psicológico, o emocional do policial e a massificar os conhecimentos adquiridos na Academia. Porque nós empregamos tanto o conhecimento adquirido nas aulas de tiro, quanto o que aprendemos no semestre passado, na disciplina de Técnica Policial Militar. Nosso treinamento é multifacetado!”, analisa.

A capacitação aconteceu na Sniper Clube de Tiro e faz parte da disciplina de Tiro Policial Defensivo II. Os futuros oficias praticam tiro durante todo o curso de formação através das disciplinas de Tiro Policial Defensivo I, II e III. Ao todo, são cumpridas 162 horas/ aulas de treinamento.