Futuros policiais e bombeiros militares realizam visita técnica à PEFOCE

28 de abril de 2015 - 16:36

Nesta segunda-feira (27), os alunos dos Cursos de Formação Profissional para a Carreira de Praças do Corpo de Bombeiro (CFPCP/BM) e Oficias da Polícia Militar do Ceará (CFPCO/PM) visitaram a sede da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE), localizada no bairro Moura Brasil.

A atividade fez parte de mais uma etapa do Estágio Supervisionado, que integra a matriz curricular dos cursos. Este módulo é composto por palestras e visitas aos diversos órgãos e instituições que compõe o sistema de Segurança Pública do Estado do Ceará.

Na ocasião, os discentes foram recebidos pelo Perito Criminal, Fernando Viana da Silva Queiroz, que apresentou as instalações do órgão e discorreu sobre as atividades desenvolvidas pela entidade. Os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o trabalho realizado pelos peritos e médicos legistas, principalmente em relação à identificação de causas de morte e especificidades do trabalho do profissional forense.

Ao final, os alunos acompanharam uma necropsia, procedimento que permite determinar a causa e modo de morte de um indivíduo, os possibilitando  conhecer os equipamentos e técnicas periciais da instituição.

Para o futuro oficial da PM, Marcos Paulo Lira Ribeiro, essa visita ampliou o conhecimento dos estudantes acerca da rotina desempenhada pela Perícia Forense do Estado do Ceará. “A vista técnica nos possibilitou adquirir uma boa lição diante da complexidade das competências, atribuições e trabalhos desenvolvidos naquela Instituição, no desempenho da busca de elucidações de crimes e causas de acidentes. Eles se utilizam de técnicas e tecnologias bastante desenvolvidas pelos profissionais na persuasão da verdade e auxílio à justiça“, afirma.