Polícia Civil e Perícia Forense iniciam cursos de Ascensão Profissional

11 de março de 2015 - 11:59

Aconteceu nesta terça-feira (10), no Auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), a aula Inaugural dos Cursos de Ascensão Profissional da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE). Os cursos têm o objetivo de proporcionar o aprimoramento de conhecimentos específicos, indispensáveis para a promoção profissional, com foco na qualidade técnica, na responsabilidade legal e social de suas respectivas Instituições.

O início da capacitação foi marcado pela realização de ciclo de palestras e seminários temáticos, que contou com a presença do Diretor Geral da AESP, Cel PM José Herlínio Dutra; do Delegado Geral Adjunto da PCCE, Marcus Vinicius Sabóia Rattacaso e da Perita Geral Adjunta da PEFOCE, Adilina Feitosa e Feitosa.

No período da manhã, os alunos participaram da palestra: “Inovações no Sistema de Informações Policiais – SIP 3W”, ministrada pelo articulador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (COPOL) da SSPDS, Escrivão Francisco Willans Quezado. À tarde, a Delegada de Polícia Civil, Dra. Luciana Costa Vale, palestrou sobre a Controladoria Geral de Disciplina (CGD), apresentando sua legislação, temas administrativos disciplinares, competências, atribuições e leis disciplinares do órgão.

Na ocasião, o Delegado Geral Adjunto, Dr. Rattacaso, enfatizou a importância do curso para as vinculadas e agradeceu o apoio da AESP. “Eu agradeço a Academia de Segurança Pública por ter entendido a necessidade de urgência e da emergência destes cursos de promoção dos policiais civis e dos peritos. A realização dos cursos através da plataforma EAD,  possibilita que os servidores assistam às aulas sem prejudicar suas atividades profissionais”, pontuou.

Em seguida, o Diretor Geral da AESP, Cel PM Dutra, cumprimentou os alunos e falou sobre a missão da Academia de oferecer um ensino de qualidade. O caminho para aprender é manter a mente vazia para aprendermos o que imaginamos saber e o que imaginamos não saber. A função da academia é aprender a aprender. Desejo que estejamos todos juntos no dia 30 para comemorarmos o fim do curso, todos vitoriosos com o certificado”, declarou.

Ao todo, 220 profissionais serão capacitados em 12 modalidades de cursos, são eles: Curso de Aperfeiçoamento para Escrivães de 2ª Classe da Polícia Civil do Estado do Ceará; Curso de Aperfeiçoamento para Delegado de Polícia Civil de 2ª Classe; Curso de Aperfeiçoamento para Inspetores de 2ª Classe da Polícia Civil do Estado do Ceará; Curso de Aperfeiçoamento para Médico Perito Legista Classe Especial da Perícia Forense do Estado do Ceará; Curso de Aperfeiçoamento para Médico Perito Legista 3ª Classe da Perícia Forense do Estado do Ceará; Curso de Aperfeiçoamento para Médico Perito Legista 2ª Classe Perícia Forense do Estado do Ceará; Curso de Aperfeiçoamento para Perito Legista Classe especial Perícia Forense do Estado do Ceará; Curso de Aperfeiçoamento para Perito Legista 3ª Classe Perícia Forense do Estado do Ceará; Curso de Aperfeiçoamento para Perito Criminal Classe Especial Perícia Forense do Estado do Ceará; Curso de Aperfeiçoamento para Auxiliar de Perícia de 2ª Classe Perícia Forense do Estado do Ceará; Curso de Aperfeiçoamento para Auxiliar de Perícia de Classe Especial Perícia Forense do Estado do Ceará e Curso de Aperfeiçoamento para Auxiliar de Perícia de 3ª Classe Perícia Forense do Estado do Ceará. Os cursos serão realizados na modalidade semipresencial e contemplarão uma carga horária de 140 horas/ aula.