AESP comemora 3 anos de inauguração

4 de junho de 2014 - 13:54

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) completa, neste mês de maio, 3 anos de serviços prestados à sociedade. Para celebrar, a Aesp realiza nesta sexta-feira, 6 de junho, solenidade de comemoração do aniversário de criação da Instituição. O evento acontece às 10h, no auditório da sede.

A AESP é um órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) responsável pela formação inicial e continuada de todos os profissionais que integram o sistema de segurança pública e defesa social do Estado do Ceará, incluindo: Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Ceará (PEFOCE).

O modelo de unificação do ensino é pioneiro no País e destaca-se por conta da estrutura curricular, que unifica e integra o ensino de conteúdos afins, sem que sejam comprometidas as especificidades de cada corporação, o que corrobora para a padronização da filosofia dos profissionais de segurança pública.

O corpo docente dos diversos cursos é formado por profissionais especializados e capacitados nas mais diversas áreas, o que proporciona uma formação mais humanizada, com base nos Direitos Humanos e nos preceitos do Estado Democrático de Direito. Tais diferenciais oportunizam um desenvolvimento mais completo e, ao trabalhar também sua esfera sociocultural, contribuem sensivelmente para qualificar positivamente a prestação do seu serviço à sociedade.

Neste período, a AESP/CE já capacitou 24.031 profissionais de segurança pública, entre cursos de formação, habilitação, aperfeiçoamento e ensino a distância (EAD).

:: Estrutura

A AESP dispõe de uma estrutura pioneira na formação de profissionais de segurança pública no Brasil. O projeto foi concebido para oferecer os melhores equipamentos necessários ao desenvolvimento máximo das habilidades e competências dos alunos. Em um total de 60 mil m², a sede abriga: 16 salas de aula, com capacidade para 35 alunos cada, amplos espaços de convivência, 32 alojamentos com capacidade para acolher 256 pessoas ao todo, biblioteca com acervo especializado em segurança pública, em torno de 10 mil títulos (entre livros, folhetos, obras de referência e publicações diversas), dois auditório com 180 e 76 lugares, estande com 32 postos de tiro, campo de futebol, ginásio poliesportivo, piscina olímpica e piscina com plataforma para salto, pista para caminhada e corrida de 300 metros, sala com equipamentos de musculação e ergometria, duas salas de defesa pessoal, cinco laboratórios experimentais, telecentro, gráfica e posto médico.

:: Serviço

Solenidade de 3 anos da AESP
Data: 06 de junho de 2014
Horário: 10h
Local: Auditório Principal da AESP/CE – Av. Presidente Costa e Silva, 1251, Bairro Mondubim – Fortaleza/CE.