Agentes de segurança pública participam de Curso de Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos

15 de maio de 2014 - 14:33

Desde a última segunda-feira (12), uma turma de 31 alunos compostos por agentes de segurança da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil, Aeronáutica e da Guarda Municipal de Fortaleza, participam da 2ª edição do Curso de Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos. O curso é realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e faz parte do programa de capacitação dos agentes de Segurança para a Copa do Mundo 2014, fruto do convênio entre a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).

O objetivo é ampliar conhecimentos teóricos e práticos dos especialistas para que possam identificar procedimentos específicos com vistas a desenvolver habilidades para realizar, com segurança, intervenções em incidentes com bombas e explosivos, de forma a fortalecer atitudes focadas nos preceitos teóricos e principio lógicos para decidir sobre a melhor técnica a ser empregada tendo em vista salvar vidas, proteger o patrimônio e, se possível, a preservação de evidências.

Segundo o Coordenador, Policial Civil Silvio Maia, nesse primeiro momento os alunos terão aulas teóricas relacionadas ao assunto e listadas na matriz do Curso. Possibilitando-os conhecimentos como a composição, poder de alcance e agressão dos diversos tipos de explosivos, legislação antibomba, entre outros. Na próxima semana, a parte prática acontecerá no Quartel do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com simulações de detonação e de busca e varredura de explosivos em locais ameaçados, totalizando 120 horas/aula.

15.05.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE
Samara Amaral – (85) 3484.1909 – 8879.7538
Facebook: /aespce
Twitter: @aespce