Alunos do CFP/PMCE iniciam Estágio Supervisionado

14 de abril de 2014 - 14:44

Os alunos da Terceira Turma do Curso de Formação Profissional para o cargo de soldado da carreira de praças da Polícia Militar do Ceará (CFP/PMCE), realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), iniciaram, ontem, 13 de abril, a etapa do Estágio Supervisionado, de 50 horas-aula, distribuídas entre palestras, visitas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), acompanhamento do videomonitoramento no Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM) e das câmeras do Circuito Fechado de Televisão (CFTV) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), e serviços internos em unidades e subunidades da PMCE.

Os 30 grupos estão divididos em seis equipes com cinco grupos cada, que se revezam entre as atividades. As palestras são sobre Isolamento e Preservação do Local de Crime e Sinistro, na qual são abordadas as nuances de crime e sinistro e as posturas e providências a serem tomadas, e sobre a Lei Maria da Penha e o Estatuto da Criança e do Adolescente, nas quais os alunos podem apreender a adotar rotinas práticas específicas na conduta policial.

As visitas à CIOPS e ao videomonitoramento do CPCOM e do CFTV visam mostrar a tecnologia e o usufruto do aparato para atendimento de ocorrências existente no Sistema de Segurança Pública do Ceará.

Os serviços internos estão sendo prestados na própria AESP/CE e ainda no Quartel do Comando Geral, no Regimento de Policiamento Montado (RPMONT), no Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), no Batalhão de Policiamento de Choque (BPCHOQUE), no Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO) e no 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM). Os alunos prestam serviços de guarda do quartel e plantão de alojamento, atentando para a rotina, a postura e as rendições. Eles são acompanhados pelos monitores e coordenadores que, ao final, avaliam o trabalho desenvolvido por cada um.

Após o período de estágio supervisionado, os alunos ainda deverão assistir, na Academia, as demonstrações das unidades especializadas da PMCE, que devem apresentar os equipamentos específicos utilizados por cada uma, bem como, a forma de atuação.

14.04.2014
Assessoria de Comunicação da AESP/CE
Nádia Juvêncio – (85) 3484-1909 – 8879.7538 – 9695.7834
Facebook: /aespce
Twitter: @aespce