AESP inicia 2º cronograma de cursos do convênio com a SESGE

27 de março de 2014 - 09:22

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) iniciou, na última segunda-feira, 24 de março, mais um cronograma de cursos de capacitação para os profissionais de Segurança Pública, visando a atuação na Copa do Mundo FIFA 2014, mediante convênio entre a Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE).

Dentre as capacitações iniciadas neste ciclo, se destaca a segunda turma do Curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) que abrange agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Fortaleza.

O SCI é uma metodologia de procedimentos adotada amplamente em vários países do mundo, principalmente nos Estados Unidos, devido à ocorrência de grandes catástrofes naturais e humanas. Esta metodologia é aplicada nos incidentes que necessitam o emprego de diversos órgãos do Sistema de Segurança Pública e da sociedade civil.

A técnica tem como pressuposto a importância da comunicação entre os órgãos operadores na situação do incidente, de maneira que cada órgão e cada agente saiba que papel desempenhar, bem como, utilizar os recursos e materiais humanos de maneira correta e responsável na operação.

Estiveram presentes na abertura da Turma o Ten Cel BM Vigoberto, representando o Comandante Geral do CBMCE, o Coordenador do Curso, Ten Cel BM Ronaldo, e os instrutores Maj BM Luiz Cláudio, Cap BM Edir e Maj BM Freitas.

Iniciaram na mesma data mais turmas do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar, Curso de Enfrentamento ao Turismo Sexual e à Exploração de Crianças e Adolescentes nas cidades-sede da Copa FIFA 2014, Curso de Policiamento Montado em Grandes Eventos, Curso de Segurança e Apoio ao Turista (Nível Operador), Curso de Escolta e Batedores e Curso de Segurança e Dignitários para Operadores.

Ainda estão previstos para começar este mês, os Cursos de Negociador Policial em Ocorrência de Crises e de Aperfeiçoamento em Intervenções em Bombas e Explosivos.

26.03.2014
Assessoria de Comunicação da AESP|CE
Nádia Juvêncio – (85) 3484.1909 … 8879.7538 … 9695.7834
Portal: www.aesp.ce.gov.br
Facebook: /aespce
Twitter: @aespce