AESP sedia Pré-Conferência Municipal de Assistência Social da SER V de Fortaleza

16 de julho de 2013 - 13:49

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) sediou, durante o dia da última quinta-feira, 11 de julho, a Pré-Conferência Municipal de Assistência Social da Secretaria Executiva Regional (SER) V, evento promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Fortaleza, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SETRA).

O evento tem como objetivo colher informações, sugestões e críticas e eleger representantes da SER V, para serem levados à discussão na X Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada nos dias 07 e 08 de agosto de 2013, com o tema “A Gestão e o Financiamento na efetivação do Sistema único de Assistência Social (SUAS)”.

Estiveram presentes o Secretário Municipal da SETRA, Cláudio Ricardo Gomes, o Secretário Executivo da SETRA e Presidente do CMAS, José Iraguassú Teixeira Filho, o Secretário Executivo da SER V, Júlio Ramon Soares e a Vice-Presidente do CMAS, Maria de Fátima Oliveira, além de representantes governamentais do município, usuários, entidades e organizações da política de Assistência Social e trabalhadores do SUAS.

As Pré-Conferências também aconteceram com as demais Secretarias Executivas de Fortaleza, nas respectivas datas: para as SERs I e III, em 25 de junho de 2013; SERs II e IV, em 04 de julho de 2013 e para a Secretaria Regional VI, em 10 de julho de 2013.

Representando a  Direção Geral da AESP, o Tenente Coronel PM José Rogério Nascimento, Orientador da Célula de Práticas Educacionais (CEPRAE), fez a apresentação da Academia, deu as boas-vindas aos presentes e destacou que a AESP tem prazer em ceder seus espaços para este tipo de evento, que visam fomentar o debate acerca do futuro da cidade. “O bom diálogo faz chegar a caminhos viáveis e exeqüíveis para a elaboração de políticas públicas. A AESP acredita e incentiva essa forma democrática de busca por soluções para os problemas da cidade”.

Cláudio Ricardo, Secretário Municipal do SETRA, agradeceu o apoio e elogiou as dependências da AESP, afirmando que ela conta com espaços que propiciam a melhor e verdadeira participação da sociedade cearense nos debates sobre as políticas públicas que lhe são designadas. “A própria população cearense tem papel extremamente importante e decisivo para o aprimoramento das políticas públicas”.

Para Mariana Abreu, Secretária Executiva da AESP/CE, "as conferências são espaços democráticos, onde a população usuária e profissionais que atuam para a viabilização da política pública, podem interagir e, em conjunto, apontar as fragilidades e avanços da gestão e políticas governamentais. O controle social é indispensável para a garantia de qualidade do serviço público prestado. Desta forma, iniciativas como esta precisam ser apoiadas e fortalecidas".