AESP realiza formatura da 2ª turma do CHO de 2012

17 de junho de 2013 - 08:37

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou no último dia 21 de maio, solenidade de formatura dos 31 discentes da segunda turma do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) de 2012.

CERIMÔNIA – Prestigiaram o evento o Comandante-Geral da PMCE, Cel PM Werisleik Matias, o Ten Cel PM César, Chefe do Gabinete do Comando Geral da PMCE, o Diretor-Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar, a Coordenadora Geral de Ensino, Jeovânia Holanda, e o Ten Cel PM José Rogério Câmara do Nascimento, Orientador da Célula de Práticas Educacionais.

Na ocasião, os concludentes receberam os brevês e o Subtenente PM José Alexandre Soares Nogueira foi homenageado com o Diploma de Mérito Intelectual por ter obtido as melhores notas no Curso.

A Subtenente PM Edna discursou em nome da turma afirmando que o momento era de natureza ímpar pela alegria de poderem se sentir aptos a atingir o oficialato. ?Agregamos conhecimento que serão imprescindíveis para o nosso crescimento profissional?, afirma. Em seguida, ela agradeceu ao Comandante Geral por acreditar que ela e os colegas podem contribuir com a PMCE. A ST Edna também reconheceu o esforço da AESP em realizar cursos como estes, propiciando excelente logística para o desenvolvimento da turma.

HOMENAGEM – Na cerimônia, os presentes aproveitaram para prestar várias homenagens ao ST PM Rui Silva Nogueira, que fazia parte da turma, mas que faleceu no fim do ano passado, após sofrer a uma tentativa de assalto, no final do ano passado, antes de concluir o Curso. A família do Subtenente presenciou o evento e agradeceu o carinho e o apoio de todos.

Segundo o Cel PM Werisleik, a dor da perda de Rui pertence a todos da Corporação, e ao mesmo tempo, reforça a vontade de defender e cuidar da população. ?Essa cicatriz será eterna. Isso mostra como nós policiais também somos gente, e muitas vezes somos incompreendidos por pessoas que não entendem completamente o nosso trabalho e acabam nos julgando. Apesar disso, a PM faz parte de mim. Assim como o Rui, eu amo e luto por ela. A verdadeira Polícia Militar é composta por  pessoas que carregam esse sentimento, que correm o risco de sair de casa e não retornar para suas famílias para poder proteger as dos outros?, declarou o Comandante.

Para o Diretor-Geral da AESP, Cel PM Alencar, Rui era um grande líder e ficará eternamente na memória de todos. ?Trabalhei com ele em algumas operações e admirava principalmente a sua forma de encarar a vida, sempre muito alegre e feliz?.

Em homenagem ao companheiro, os discentes batizaram a turma com o nome ?Turma ST PM Rui Silva Nogueira?.

CURSO ? Segundo o Coordenador do CHO e Orientador da Célula de Formação Continuada, Major PM Evandro Queiroz, o curso teve carga horária de 960 horas-aulas, com duração de cinco meses.

No decorrer de todo o processo, os concludentes tiveram disciplinas de estatísticas aplicadas à Segurança Pública, Logística e Comunicação Social, a matérias atinentes ao Direito, Ética, Contabilidade e Finanças Públicas e Direitos Humanos, além de práticas de tiro e outras técnicas policiais. Os alunos também passaram estágio supervisionado e tiveram de atingir a nota mínima de 7 em todas as disciplinas, para que fossem aprovados.

Para o Diretor-Geral, Cel PM Alencar, o oficialato dá aos concludentes maior responsabilidade e exige maior cuidado e atenção no emprego do que lhes foi ensinado. ?Espero que a promoção deles chegue logo e estou convicto que estão preparados para preservarem a ordem pública, a vida da população e as suas próprias vidas?.