AESP inicia Curso de Perícia Ambiental

17 de junho de 2013 - 14:37

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) deu início, hoje, 10 de junho, ao Curso de Perícia Ambiental, direcionado a peritos da Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE).

O curso é o primeiro realizado no Ceará nesta área e surgiu a partir da recomendação do Ministério Público Estadual (MP/CE) para capacitar profissionais para realizar a Perícia Ambiental, apurar e fazer laudos que subsidiem as ações penais, de forma a prova e materializar as circunstâncias dos crimes investigados.

Recepcionaram os alunos na Aula Inaugural, o Perito-Geral da PEFOCE, Dr. Maximiano Chaves, o Promotor de Justiça do MPCE, Antônio Iran Coelho Sírio, o Diretor-Geral da AESP/CE, Cel PM Roosevelt Alencar e a Coordenadora do Curso, a Perita Regina Piccolo.

“Necessitamos tornar nosso procedimento padronizado para a Perícia Ambiental, assim como é feito em todas as outras áreas da perícia. Esse aperfeiçoamento é de muita valia para a PEFOCE, que terá mais qualidade na elaboração do material dos crimes”, declarou o Perito-Geral, Maximiano Chaves.

Segundo o representante do MP/CE, Antônio Iran Coelho, a questão ambiental é uma área recente do conhecimento e que pertencem aos órgãos que trabalham com a percepção penal têm o objetivo em comum de combater os crimes contra a fauna e a flora. “Ficamos felizes pela receptividade da AESP em atender esta demanda e pela sensibilidade do Dr. Maximiano em trazer os peritos para serem capacitados para este tipo de perícia”.

“A questão ambiental é um assunto sério e a AESP tem a obrigação de capacitar profissionais nesta área. Elaboramos o Plano de Ação Educacional de acordo com as demandas da PEFOCE com muito cuidado e atenção. Dessa maneira, também contribuímos para o enfrentamento a este tipo violência”, explicou o Diretor-Geral da AESP.

As aulas durarão até o dia 21 de junho, e iniciarão de 8h às 11h40 e das 13h às 16h40, com carga-horária total de 80 horas. Nelas, serão realizadas exposições e discussões de estudos de casos, nos quais serão tratadas disciplinas como Legislação Ambiental, Análise de Riscos e Impactos Ambientais, Danos Ambientais e Impactos Econômicos, Estrutura e Elaboração do Processo da Perícia Ambiental e Prática de Perícia Ambiental. Ao todo, 41 profissionais serão beneficiados nesta turma.