AESP recebe comitiva da Polícia Militar do Distrito Federal

4 de junho de 2013 - 14:35

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) recebeu, no dia 15 de maio, comitiva formada por 40 alunos do Curso de Altos Estudos para Praças da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que estão em capacitação para subirem da patente de sargento para subtenente.

A viagem de estudos faz parte da grade curricular do curso que tem três meses de duração. A AESP foi o quarto lugar visitado pelo grupo, que teve a oportunidade de conhecer a infraestrutura e o modelo único e integrado de ensino em Segurança Pública do Ceará, realizado pela Academia.

Segundo o Sargento PM DF Edson Maia, a experiência de conhecer outras realidades no Sistema de Segurança Pública ajuda a entender as peculiaridades das Polícias de cada estado e afirma ainda que, com a visita à AESP, ficou evidente que a Polícia Militar do Ceará está passando por um momento ímpar de mudanças na formação de seus agentes. “Com as viagens de estudos, percebemos que há uma diferença muito grande de região para região, mas considerando que a natureza do serviço policial é única, a gente percebe que há uma necessidade de um nivelamento entre as instituições, uma interação maior entre os estados, para que o serviço policial tenha um equilíbrio em todo o Brasil, já que o produto que a gente oferece é o mesmo, que é a segurança pública”.

Sob o comando do Major PM DF André Costa, chefe da delegação, os alunos também passaram pelo Batalhões de Policiamento Comunitário (BPCom), de Eventos (BPE) e Turístico (BPTur).