AESP realiza Curso de Formação Profissional de Guarda Municipal de Sobral

11 de outubro de 2012 - 09:13

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) ministra, a partir do dia 10 de outubro deste ano, o Curso de Formação Profissional de Guarda Municipal do município de Sobral. O curso terá duração de cinco meses, com término previsto para o dia 10 de março de 2013. As aulas ocorrerão nas instalações da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) de Sobral. Ao todo, serão capacitados 45 candidatos egressos do último concurso público do correspondente cargo. Tal parceria somente foi possível em face da celebração de Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), tendo como interveniente a AESP, e a Prefeitura Municipal de Sobral.

A AESP é responsável por construir o Plano de Ação Educacional (PAE) para a carreira de Guarda Municipal, estabelecendo uma matriz curricular compatível às atribuições inerentes ao cargo. Os conteúdos, ministrados em aulas práticas e teóricas, serão divididos em áreas temáticas, permitindo integração dos conhecimentos a serem trabalhados, e estarão devidamente sintonizados com a política de capacitação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ).

A Academia também oferecerá o corpo docente, elaborará os materiais didáticos necessários e aplicará as provas de avaliação de desempenho dos candidatos. A coordenação geral do curso de formação será exercida pela comissão coordenadora do concurso em conjunto com a AESP.

Os alunos terão disciplinas de conhecimentos jurídicos, éticos, de gestão em segurança pública, mediação de conflitos, gerenciamento de crises, uso seletivo da força, dentre outros importantes componentes curriculares, além de serem obrigatórias a apresentação de seminários temáticos e a prática de estágio supervisionado. Ao todo, somando-se as horas em sala de aula e as no estágio, a carga horária completa será de 800 horas-aula.

O corpo docente será formado por juízes de direito, membros do Ministério Público, defensores públicos, delegados de Polícia Civil, oficiais da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar e professores universitários, dando aos candidatos a oportunidade de aprenderem com profissionais altamente especializados em várias áreas.

A aula inaugural foi ministrada pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Cel. PM Francisco José Bezerra Rodrigues, e aconteceu na última quarta-feira, dia 10 de outubro, no Centro de Convenções de Sobral, às 10 horas. Estiveram presentes para prestigiar o evento, o Diretor Geral da AESP, Ten-Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar, o secretário da Cidadania e Segurança de Sobral, Jorge Trindade, e o prefeito de Sobral, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto.