Diretor Geral da AESP emite mensagem alusiva ao Dia da Independência do Brasil

14 de setembro de 2012 - 16:59

Por ocasião da solenidade comemorativa dos 190 anos da Proclamação da Independência do Brasil, realizada na manhã desta sexta-feira, no pátio da AESP, o Diretor Geral da AESP, Ten-Cel John Roosevelt Rogério de Alencar, discursou aos presentes. Veja, a seguir, a mensagem completa.

“O primeiro passo rumo à independência do Brasil foi dado em 1822. O próximo pode ser agora e deve ser de vocês. Nação independente é aquela que assegura a seu povo o exercício pleno da cidadania, a oportunidade de usufruir de seus direitos e deveres em sua totalidade.

O acesso à educação, saúde, moradia e segurança pública é dever do Estado, mas a responsabilidade é de todos, daí a importância de uma cooperação mútua entre a comunidade, as instituições estatais e privadas, organizações não governamentais e universidades.

Amanhã, comemoramos os 190 anos de Independência do Brasil, um importante marco da nossa história. Convém destacar, no entanto, que não há data para devotarmos o amor à nossa Pátria. O nosso compromisso com o interesse público ou com a causa da pátria se dá no dia a dia, em cada gesto, ação e pensamento, mesmo quando não se está fardado. Ser servidor público é ser um patriota por excelência. É dedicar-se ao bem coletivo ou à causa da pátria, a ponto de abdicar da sua própria individualidade.

O profissional de segurança pública, em particular, abnega-se ao ponto de abrir mão do seu bem maior, que é a vida, em detrimento do interesse alheio. Isso é o que se chama de vocação.

Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido para o alcance de uma sociedade harmônica, sem desigualdades sociais e com aceitação das diferenças, por isso contamos com cada um de vocês nesse processo de construção de uma cultura firmada na paz social. Honrem a glória e a tradição das suas Instituições (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense). Não se atenham ao mero cumprimento de suas missões. Bons profissionais fazem tudo que lhe pedem, mas os excelentes superam o que lhes é esperado. Trabalhem, acima de tudo, com o coração, pois voa mais alto quem trabalha com a alma.

Que a chama do civismo se mantenha permanentemente acesa em cada um de vocês.”

Veja aqui a homenagem da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará a todos os brasileiros, em alusão ao Dia da Independência do Brasil.