AESP realizou 6º Ciclo de Conferências Segurança Cidadã: construindo confiança

9 de agosto de 2012 - 21:57

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará e a Comissão de Defesa Social da Assembleia, promoveu, ontem, mais um Ciclo de Conferências Segurança Cidadã: construindo confiança, que trouxe o Superintendente e Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal, Paulo Valente Gomes, para ministrar palestra sobre ?O Modelo Integrado de Polícia de Proximidade (MIPP) em Portugal: a relação entre segurança e confiança.?


Paulo Valente Gomes apresentou o modelo português de polícia de proximidade

O Tenente Coronel John Roosevelt Alencar fez a abertura do evento, realizado no auditório da AESP, às 10h. Autoridades e profissionais de diversas áreas e corporações da Segurança Pública do Estado também se fizeram presentes no evento. Na ocasião, Paulo Valente Gomes apresentou o Programa Integrado de Polícia de Proximidade (PIPP) desenvolvido pela Polícia de Segurança Pública de Portugal (PSP). Segundo ele, o PIPP é de natureza multifacetada e visa integrar as polícias de Prevenção, Manutenção da Segurança e da Ordem Pública, Judiciária, e outras corporações. Ele destacou a importância da cooperação entre todos os órgãos de Segurança Pública para uma maior eficácia na prevenção e no combate à violência e à criminalidade. Segundo ele, o objetivo da polícia de proximidade é aperfeiçoar e especializar a prevenção criminal, melhorar os padrões da atuação policial, melhorando a qualidade do serviço e da imagem da polícia, e estabelecer uma relação próxima e saudável com as comunidades.


Profissionais de segurança pública e público em geral participaram do evento

Para o diretor português, o cidadão deve ser tratado com ator de grande relevância nesse processo relacional, pois é por meio do contato direto com a população que são identificados os problemas e as causas da falta de segurança, e, por conseguinte, encontradas as soluções para uma maior sensação de segurança e uma melhor qualidade de vida a toda a população.

O Programa é de iniciativa da própria PSP, que integraliza e rentabiliza vários projetos criados pelo Governo de Portugal. Entre eles, o de maior êxito até o momento é o ?Programa Escola Segura?, que leva a polícia às escolas para orientar os estudantes, professores e funcionários em relação a diferentes temas, desde a prevenção do crime, das drogas ao bullying. O PIPP também executa projetos direcionados aos idosos, que são um terço da população daquele país; às pessoas vítimas do crime e da violência doméstica, sobretudo as mulheres; aos comerciantes e projetos de educação no trânsito. São ações de informação e sensibilização que aproximam e influenciam a colaboração dos cidadãos com o trabalho da polícia.

Segundo o palestrante, o conhecimento das especificidades socioculturais das comunidades e grupos, o envolvimento de todos os níveis hierárquicos da corporação, a busca e o aprofundamento de parcerias, a formação contínua dos profissionais, bem como a avaliação e correção permanente são fatores fundamentais para o sucesso do Modelo de Integrado de Polícia de Proximidade, implantado há sete anos em Portugal.


Após a palestra na AESP, o Tenente Coronel Alencar entregou
certificado ao conferencista


Tenente Coronel Alencar recebe panóplia da PSP das mãos do palestrante

Outra conferência sobre o mesmo tema foi realizada às 14 horas, no Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, evento que contou ainda com a participação do Major Clauber de Paula, Major Juarez Gomes Nunes e do Capitão Nazareno como debatedores.

O Ciclo de Conferências Segurança Cidadã: construindo confiança é realizado desde 2011 e já trouxe 10 renomados estudiosos, especialistas e autoridades nacionais e internacionais na área de segurança pública, para discutir questões relativas a formação policial, segurança, criminalidade, conflitos sociais, modelos de estatística criminal e violência.

Segundo o Ten. Cel. Alencar: ?Considero importante o conhecimento teórico, entretanto, é preciso que ele esteja fortemente atrelado ao conhecimento da realidade prática na rua. A palestra proferida pelo Diretor Paulo Gomes nos leva a concluir, dentro do estudo comparado, que estamos no caminho certo quanto à filosofia do policiamento comunitário do Projeto Ronda do Quarteirão, pois, tanto em Portugal quanto no Ceará, o foco é otimizar a relação entre segurança e confiança?. O Ten. Cel. Alencar ratificou a relevância do Ciclo de Conferências, que proporciona o rico intercâmbio de experiências entre a AESP, estudiosos e profissionais na área de segurança pública, o que denota o compromisso do Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, com a difusão da filosofia de uma polícia verdadeiramente integrada à sociedade.

Mais informações: Luciana Vasconcelos ? Ascom da AESP: (85) 3484.1909 / 88797538