Chefe do Estado-Maior Administrativo da PM do RJ ministra conferência na AESP

31 de outubro de 2011 - 08:21

     A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP) e o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da Assembleia Legislativa firmam, mais uma vez, parceria para trazer renomado especialista em Segurança Pública para cumprir agenda de trabalhos em Fortaleza. No dia 03 de novembro, o convidado é o Coronel Robson Rodrigues da Silva, Chefe do Estado-Maior Administrativo da Polícia Militar do Rio de Janeiro e ex-coordenador geral das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP?s).
     O conferencista participa de reunião com o corpo de gestores da AESP e, às 10h falará para alunos e visitantes da Academia sobre “As representações da violência no Estado do Rio de Janeiro”.  O evento, que acontece no auditório da AESP, integra o ciclo de conferências Segurança Cidadã: construindo confiança.
     Às 15h, Robson Rodrigues segue para o Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa, onde participa do projeto Ponto de Vista, a fim de abordar “A Experiência das Unidades de Polícia Pacificadora – UPPs – do Rio de Janeiro”. Também compõe a mesa de debate o sociólogo e Diretor Geral da AESP César Barreira. O projeto tem como objetivo criar um ambiente de reflexão sobre as temáticas públicas atuais e é promovido pelo Inesp, em parceria com a Comissão de Defesa Social e a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP).
     Antes das palestras, gratuitas e abertas ao público, o Cel. Robson estará disponível para conceder entrevistas à imprensa.

Currículo dos debatedores

     Robson Rodrigues da Silva é bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor da Universidade Cândido Mendes. É Coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, onde atualmente exerce o cargo de Chefe do Estado-Maior Administrativo. Foi Diretor de operações especializadas na Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, Vice-Presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP) e Comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BP Choque). Implantou a Coordenadoria de Análise Criminal (CAC) e foi Coordenador Geral das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro.
     César Barreira: PhD em Sociologia – professor da Universidade Federal do Ceará – pesquisador do CNPq 1A, especialista em Segurança Pública e em Formação Policial. Atualmente, é diretor Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP/CE.

Serviço:
Data: 03 de novembro
10h: Palestra "As representações da violência no Estado do Rio de Janeiro" no auditório da AESP – Avenida Presidente Costa e Silva, 1251 – Mondubim
15h: Palestra “A Experiência das Unidades de Polícia Pacificadora – UPPs – do Rio de Janeiro”, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa – Av. Desembargador Moreira, 2807, no bairro Dionísio Torres.

Mais informações:
Luciana Vasconcelos – Ascom da AESP: (85) 3484.1909 / 86622800
Luzia Rolim – Ascom da Assembleia Legislativa: (85) 32773709 / 8141.2803