Secretaria da Segurança investe na capacitação contínua das forças de segurança do Estado

18 de outubro de 2018 - 08:11 # # # # # # #

Ascom Aesp e Ascom CBMCE – Fotos

Mais de 4 mil agentes foram contemplados com cursos de qualificação promovidos pela Aesp

Para qualificar as forças de segurança do Estado e promover a proteção pessoal de seus agentes durante o combate e a prevenção ao crime, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) investe continuamente na capacitação de seus profissionais. Somente este ano, mais de quatro mil agentes de segurança foram capacitados pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE).

Segundo o secretário-executivo da Aesp, delegado Nartan Andrade, de janeiro a setembro de 2018, foram investidos mais de R$ 2 milhões em cursos e treinamentos de formação continuada para policiais civis e militares, bombeiros e servidores da Perícia Forense do Estado. “A Aesp já realizou este ano, algo em torno de 80 cursos de formação continuada, fora os que estão em andamento e outros cursos que estão programados visando com que até o final do ano, consigamos atingir a meta esperada de aproximadamente 100 cursos”, informou Nartan.

Aperfeiçoamento Profissional

Dentre as ações, foram ofertados cursos voltados para o uso de novas tecnologias como: curso de Investigação de Crimes Cibernéticos e Sistema Digital de Segurança. Além do primeiro curso de piloto de drones para agentes de segurança pública, que capacitou policiais, bombeiros e peritos para operarem veículos aéreos não tripulados (VANTs), tornando-os aptos para capturarem imagens em ações e operações de inteligência, como monitoramento, investigações, mapeamentos e assistência aérea para as equipes de solo, a fim de auxiliar no combate efetivo da criminalidade.

Visando treinar os agentes para o enfrentamento de quadrilhas criminosas que atacam bancos e carros-fortes no Interior do Estado e outras ações de alta complexidade, a Aesp promoveu cursos de Policiamento de Divisas (CPD), de Operações Táticas Rurais (Cotar) e Curso Técnico Policial em Explosivo.

As ações da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também foram reforçadas com o Curso de Formação de Técnica em Apoio Solo e Curso de Operador de Equipamentos Especiais.

Diversas outras modalidades de cursos foram realizados. Entre os quais destacamos: cursos de condução de cães de busca; curso de tiro policial defensivo; curso especial de policiamento com motocicletas; curso de policiamento montado; curso avançado em análise genética de amostras complexas STRs e DNA Mitocondrial e curso de técnicas avançadas de detecção de fraudes veiculares, entre outros. Todas as forças de segurança foram contempladas por capacitações.

Para Nartan Andrade, a programação de cursos ofertados pela Academia contemplam tanto a área operacional como a administrativa das corporações e trará frutos positivos para todo o Estado. “Com esses cursos, sobretudo o de formação continuada, a sociedade cearense ganha profissionais mais capacitados, aptos a exercer com eficiência as suas atividades e trazendo como benefício a melhoria na gestão da segurança pública. Sem dúvida nenhuma a sociedade vai sentir os efeitos positivos”, pontuou o delegado.

Novos policiais

Além da recapacitação das tropas, a Aesp já entregou este ano para o Estado, 641 novos policiais civis e 1.325 novos soldados da Polícia Militar. Outros 373 aprovados no último concurso da PMCE, já concluíram a quarta turma do Curso de Formação de Praças promovido pela Aesp e em 2019 devem reforçar o policiamento ostensivo e preventivo das ruas.

Mais bombeiros

Atualmente, 228 candidatos ao cargo de soldado e 56 candidatos ao cargo de primeiro-tenente, participam do curso de formação profissional promovido pela Aesp para ingressarem no Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

A capacitação tem uma carga horária de 1.020 horas/aula para os praças e 2.720 horas/aula para oficiais, e contempla instruções teóricas e práticas de sistema de segurança pública no Brasil; psicologia das emergências; ética; direitos humanos; atendimento pré-hospitalar; prevenção e combate a incêndio; salvamento em altura, terrestre e aquático; entre outros componentes curriculares. Esta é a segunda turma de candidatos, aprovados no concurso público de 2013.