Aesp realiza Curso de Sistema Digital de Segurança Pública para policiais

15 de outubro de 2018 - 15:47 # # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou nesta segunda-feira (15) a primeira turma do Curso de Sistema Digital de Segurança Pública que, habilitará policiais civis e militares para manusear aplicativos e equipamentos tecnológicos, desenvolvidos especificamente para auxiliar as forças de segurança do Estado.

Os primeiros agentes a participarem da qualificação serão aqueles que já atuam na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O treinamento terá 80 horas/ aulas e abordará desde o papel do sistema de vídeomonitoramento na diminuição da mancha criminal; o novo sistema de rádio digital tetrapol; passando por aplicativos como o 190 Ceará – que agiliza o processo de comunicação da ocorrência policial, até o moderno Sistema Policial Indicativo de Abordagem, conhecido como SPIA – Software que identifica se um veículo tem restrição de roubo ou furto e aciona um alerta para a Ciops, que passa a monitorar o trajeto do veículo até a realização da abordagem por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) nas ruas. Além de outras ferramentas importantes para a proteção da atividade policial.

O monitor do curso, Tenente-coronel PM Teógenes Coelho Correia, que também atua na Célula Operacional Integrada da Ciops destaca os resultados obtidos diariamente pelo trabalho policial aliado ao uso da tecnologia. “Hoje nós recebemos em torno de 21 mil ligações por dia na Ciops, é uma demanda enorme… Se não fossem as ferramentas como o Spia, a gente não teria tanto sucesso como estamos tendo agora. Com o Spia a gente consegue fazer a apreensão do veículo, prende os indivíduos e ainda mais, com valor agregado a isso tudo, a agilidade que é o principal ponto dessas ferramentas que a gente trabalha aqui na Ciops”, explicou o oficial, que ainda ressaltou a importância desta capacitação. “Quem trabalha na Ciops tem que conhecer tudo que tem ali funcionando… Cada profissional que está ali sentado na sua bancada e atendendo a população, se ele tiver o conhecimento das ferramentas, com certeza ele vai ter a eficácia da sua atividade e a sociedade com certeza vai ganhar”, pontuou Teógenes.

A aula inaugural do curso foi ministrada pelo professor mestre em computação, José Florêncio de Queiroz Neto e contou com a participação do diretor-geral da Aesp, Juarez Gomes Nunes Júnior; do delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima da Silva; do perito-geral adjunto da Pefoce, Victor Hugo Alencar e do secretário executivo da Aesp, Nartan da Costa Andrade.