Servidores da Aesp participam de palestra sobre prevenção ao câncer de mama

10 de outubro de 2018 - 14:46 # # #

Leandro Freire (Ascom Aesp) – Fotos

 

Nesta quarta-feira (10), servidores e colaboradores da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) participaram da palestra “Câncer de Mama – Verdades e Mitos”, ministrada pelo médico oncologista Victor Hugo Medeiros de Alencar. A ação faz parte campanha Outubro Rosa e é mais uma iniciativa de integração e valorização profissional promovida pela Célula de Gestão de Pessoas da Instituição de Ensino.

No evento, foram discutidos os fatores de riscos, formas de prevenção e como detectar a doença. O palestrante, que também é perito-geral adjunto da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) destacou a importância do Outubro Rosa e do engajamento das instituições na Campanha. “O câncer de mama é o que mais mata mulheres, no mundo e no Brasil. Então, esse mês ele é destinado para a conscientização de que existe essa doença, e que sendo feito o diagnóstico precoce ela pode ser curável… Trazer essa informação para uma instituição, para uma empresa é disseminar o conhecimento, porque eles se tornam veículos dessa informação”, explicou Victor Hugo.

A colaboradora Bel Venâncio, aprovou a iniciativa. “O câncer de mama tem muitos mitos e verdades, então, foi muito bom! o doutor Victor Hugo é excelente, porque ele fala de uma maneira que a gente entende. Tinha coisas que eu não sabia e que ele esclareceu… Se tivesse mais palestras como essas nos locais onde tem muitas mulheres trabalhando, talvez não tivesse tanta gente morrendo, tanta gente com essa doença”, pontuou a auxiliar administrativa.

Movimento Outubro Rosa
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, e é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer. O laço cor de rosa é o símbolo internacional da campanha.
Desde 2002 o Brasil participa do movimento, iluminando monumentos com a cor rosa e promovendo espaços de discussão sobre a doença.