Aesp forma mais seis turmas do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas

18 de junho de 2018 - 17:08 # # # #

Anny Almeida (Ascom Aesp) – Fotos

Ao todo, 197 policiais militares concluíram a capacitação e agora estão qualificados para atuar no BPRaio.

Com o intuito de fortalecer as ações do Estado de ampliar a segurança nos municípios com população superior a 50 mil habitantes, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou nesta segunda-feira (18), a solenidade de formatura de mais 197 policiais no Curso Especial de Policiamento com Motocicletas.

O treinamento que, habilita seus participantes a integrarem o Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), aconteceu entre os meses de abril e junho deste ano e incluiu instruções práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, entre outras disciplinas.

“O Raio hoje passa por um processo de expansão da sua capacidade operativa… Até o final de 2014, essa Unidade só existia na Capital, hoje já são 27 bases instaladas… Então, levar essa Unidade a todas as cidades com mais de 50 mil habitantes foi uma diretriz traçada pelos comandos do governo e que a gente vem levando a feito, e esse curso é um vetor fundamental para que a gente possa concluir esse objetivo”, destacou o comandante do Batalhão, coronel Francisco Márcio de Oliveira.

O tenente José Granjeiro de Souza, orador da turma de formandos, declarou a satisfação em ser um raiano. “Para chegarmos até aqui não foi fácil. Dentre os vários policiais militares que se voluntariaram para realizar os testes de aptidão física e de pilotagem, foram convocados apenas 45 para compor cada uma das 6 turmas, totalizando 270 alunos. Destes, somente 198 resistiram às batalhas diárias do CEPM… Foi um treinamento contínuo, todos os dias aprendíamos, literalmente, a cair, mas e, principalmente, aprendemos a levantar e seguir na caminhada”, pontuou o policial.

Interiorização do BPRaio

Atualmente, está em curso a segunda fase de ampliação do BPRaio. Vinte e sete cidades do Interior já possuem equipes do batalhão especializado. As cidades com mais de 50 mil habitantes contempladas são: Acaraú, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Eusébio, Granja, Horizonte, Icó, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Maracanaú, Mombaça, Morada Nova, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tauá e São Benedito.